A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, foi premiada na categoria Top 5 Indústria Eletroeletrônica e Mecânica, sendo uma das cinco empresas responsáveis por 31% dos relacionamentos com startups identificados no setor no último ano. Este reconhecimento faz parte do Ranking Top Open Corps 2022, realizado pela 100 Open Startups, que destaca as corporações que mais praticaram inovação aberta no país em 2021.
Esta não é a primeira vez que a Bosch está inserida no Ranking Top Open Corps: a empresa tem sido reconhecida desde 2018 pelo seu engajamento no ecossistema de inovação. “A inovação está no DNA da Bosch desde a sua fundação e é fundamental para a transformação da empresa, por isso, é um tema transversal que envolve diferentes áreas da organização”, explica Marcelo Silvestrin, Diretor Inovação, AIoT e Digitalização da Bosch América Latina.
Ele ainda reforça a importância de estabelecer parecerias para acelerar novos modelos de negócios e realizar melhorias nos processos internos. “Negócios digitais de sucesso, normalmente, não são desenvolvidos sozinhos. Entendemos a necessidade de cocriar, tanto que a Bosch tem, globalmente – incluindo a América Latina, o Connectory para impulsionar o desenvolvimento de soluções com inovação em parcerias envolvendo AloT”, destaca Silvestrin.
Indústria Eletroeletrônica e Mecânica
No total, as corporações do segmento Indústria Eletroeletrônica e Mecânica estabeleceram 302 relacionamentos de negócios com 182 startups no ano passado – um crescimento de 3% em relação a edição anterior – além de gerar uma transação direta de cerca de R$ 45 milhões, com impacto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo.
O tipo de negócio mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups. Ademais, a maior parte dos relacionamentos das empresas da Indústria Eletroeletrônica e Mecânica foi com startups IndTechs (21%), além disso, as HRtechs (20%), e ProductivityTechs (20%) também tiveram participação nos relacionamentos registrados no setor.
Expressividade
Em 2022, a sétima edição do Ranking 100 Open Startups teve números recordes no ecossistema de inovação: foram registrados 42.588 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, o que representa um aumento de mais de 61% em relação à edição 2021. Também vale ressaltar que, das 6.438 corporações que buscam startups no país, 4.449 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup e, das 25.016 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 3.821 fizeram negócios com ao menos uma corporação.