A Bosch se uniu à Microsoft para desenvolver uma plataforma de veículos definida por software para conectar carros à nuvem. O objetivo da colaboração é simplificar, acelerar o desenvolvimento e a implementação de software ao longo da vida de um veículo de acordo com os padrões de qualidade automotivos. Baseada na Microsoft Azure, a nova plataforma irá incorporar e permitir que os módulos de software da Bosch sejam desenvolvidos e baixados nas unidades de controle e computadores dos veículos.
Outro foco da parceira será o desenvolvimento de ferramentas que aumentam a eficiência do processo de criação de software que, por sua vez, impulsionará a inovação e reduzirá os custos. Para os motoristas, a plataforma significará acesso mais rápido às novas funções e serviços digitais.
A colaboração entre a Bosch e a Microsoft combina a experiência em software, eletrônica e de sistemas de uma líder mundial em fornecimento para o setor automotivo com o know-how da Microsoft em engenharia de software e computação em nuvem. Ambas as empresas pretendem disponibilizar a nova plataforma de software para os primeiros protótipos de veículos até o fim de 2021.
“Atualmente, a Bosch já atualiza software do carro com segurança. Com a plataforma abrangente de veículos definidos por softwares, queremos dar mais autonomia para as montadoras desenvolverem novas funções e colocá-los na estrada com mais rapidez”, diz Dr. Markus Heyn, Membro da direção mundial do Grupo Bosch. “Nossa colaboração com a Bosch reúne a experiência de um dos principais fornecedores automotivos do mundo com a força da Microsoft Cloud, IA e GitHub”, afirma Scott Guthrie, Vice-Presidente executivo da Cloud + AI, Microsoft. “Com o software se tornando rapidamente um diferencial importante na indústria automotiva, nosso objetivo é ajudar as empresas a acelerarem a entrega em escala de serviços exclusivos de mobilidade em carros e frotas comerciais”.
O software terá um papel cada vez mais importante nas futuras gerações de veículos. Novas tendências, como eletromobilidade, direção autônoma e serviços de mobilidade modernos só serão possíveis com essa tecnologia. Além de exigir atualizações mais frequentes, os rigorosos requisitos de segurança ao longo da vida útil do veículo tornam as atualizações de software sem fio e serviços digitais complexas. Esse processo é ainda mais desafiador visto ampla gama de modelos e séries de veiculos.
A colaboração se beneficiará ainda do profundo conhecimento da Bosch em elétrica e eletrônica, unidades de controle e computadores de veículos. Além disso, a empresa contribuirá com sua experiência, bem como produtos baseados em software e ferramentas de desenvolvimento para carros para computadores de veículos e unidades de controle, como também os módulos de software baseados em nuvem.
“Ter uma plataforma de software que abrange desde o carro até a nuvem reduzirá a complexidade do desenvolvimento e a integração do sistema do veículo. Desta forma, criaremos as condições para que as atualizações sem fio funcionem bem e de forma tão conveniente em veículos quanto funcionam nos smartphones”, afirma Heyn. A plataforma pré-integrada reduzirá a complexidade das atualizações e garantirá que o software de um veículo esteja sempre atualizado, graças ao fato de que as arquiteturas de software dos veículos e da nuvem agora se integram perfeitamente.