Com forte participação brasileira, ITB Berlin recebe 100 mil visitantes

Sucesso de público, a ITB Berlin recebeu mais de 100 mil visitantes entre os dias 05 e 07 de março, reforçando sua posição como a plataforma líder para a indústria global de turismo.

Foto: Divulgação ITB Berlin

Com expositores vindos de mais de 170 países diferentes, mais de 5 mil empresas estiveram presentes como expositores durante os três dias da feira.

A edição foi marcada por uma expressiva presença brasileira, com participação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Mercado & Eventos e o Estado do Ceará, intermediadas pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), a representante oficial da Messe Berlin, organizadora da feira.

A Embratur destacou-se com um estande de 405m² e a participação de 52 coexpositores. Durante a feira, o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a Diretora de Sustentabilidade, Jaqueline Gil, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o Presidente da DRV (Associação Alemã de Viagens, em sua sigla em alemão), Norbert Fiebig. A assinatura do compromisso tem como foco a intensificação da cooperação entre as instituições e o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Representando a AHK São Paulo, Maria Eduarda Reinheimer Moraes, Representante Oficial da Messe Berlin, esteve presente na ITB Berlin e participou de um jantar promovido pela feira com todos os representantes da Messe Berlin ao redor do mundo. A aproximação e interação dos representantes foi o ponto focal do encontro.

Paralelamente à feira, a Convenção ITB Berlin contou com a participação de 400 palestrantes internacionais durante 200 sessões e 17 painéis temáticos para discutir tendências e inovações do setor, assim como os desafios presentes e futuros da indústria. Aproximadamente 24 mil pessoas acompanharam as palestras.

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) no setor de turismo foi um dos temas mais discutidos durante a feira. Pela primeira vez a Convenção realizou um painel exclusivo para abordar a temática. Durante o painel, Glenn Fogel, CEO da Booking Holdings afirmou acreditar que “A IA Generativa pode ajudar mais do que humanos quando clientes estão planejando suas viagens”.

Por sua relevância, a feira foi também palco de importantes encontros políticos, recebendo a visita de quase 80 ministros e secretários de Estado, assim como 72 embaixadores.

A presença de autoridades e as discussões de alto nível atraíram grande atenção da mídia internacional: a feira foi reportada por mais de 3 mil jornalistas de 103 países diferentes.

“A ITB Berlin mais uma vez refletiu os desenvolvimentos da indústria. O clima entre expositores, visitantes e palestrantes foi muito positivo durante todo o evento. Em geral, todos concordaram que o desejo das pessoas de viajar não é apenas de satisfazer a procura reprimida após a pandemia, e que permanecerá basicamente estável. Nem a inflação nem os altos preços da energia parecem estar restringindo a demanda”, comentou o Dr. Mario Tobias, CEO da Messe Berlin.

*A próxima edição da ITB Berlin acontecerá de 04 a 06 de março de 2025. Como representante oficial da feira no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.