Com o objetivo de contribuir e fortalecer laços solidários no combate à pandemia de COVID-19, a Continental, empresa que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável, promove a higienização de veículos de serviços essenciais, que teve início em julho. A iniciativa contempla ambulâncias do SAMU e viaturas da Polícia Rodoviária Federal de Guarulhos (SP), além de caminhões de profissionais autônomos, que seguem percorrendo as estradas do país a fim de garantir o abastecimento da população.
Para a ação, a multinacional alemã fará uso da oxi-sanitização, técnica de limpeza automotiva que utiliza ozônio para eliminar até 90% das bactérias, vírus e demais microrganismos nocivos à saúde. Por se tratar de um gás natural, o procedimento não gera quaisquer resíduos ou danos ao meio ambiente, e também não degrada tecidos e demais elementos presentes no interior do veículo. “Além de ser ecológica, a oxi-sanitização é 200 vezes mais eficiente e menos nociva do que o cloro, por exemplo. O ozônio tem capacidades oxidantes e desinfetantes que dispensam o uso de produtos químicos”, explica Ricardo Rodrigues, Diretor na Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Continental.
O processo de oxi-sanitização utilizado pela Continental tem capacidade de atuar na limpeza de todo o interior do veículo, incluindo o sistema de ar condicionado, e é homologado pela parceira Interzone do Brasil, empresa certificada pela Anvisa, Ministério da Agricultura e Ministério do Trabalho. A iniciativa conta ainda com a participação de 12 postos da rede Premium VDO, situadas no estado de São Paulo.
Outra vantagem da modalidade é a agilidade e ausência de intervenções na aplicação. Basta instalar o equipamento e deixar o ozônio agir por aproximadamente 30 minutos com os vidros fechados e ar condicionado ligado. Após a finalização, o veículo fica aberto para dissipar o excesso do gás e já está pronto para o uso. Os efeitos biocidas tem duração de 90 dias.