DACHSER conclui aquisição da Frigoscandia AB

Foto: Divulgação DACHSER

No final de dezembro, a DACHSER assinou um acordo para adquirir a Frigoscandia, fornecedora líder de logística congelada e com temperatura controlada no mercado nórdico, do investidor de capital privado Mutares SE & Co KGaA. Isto permitirá à DACHSER expandir a sua rede de Logística de Alimentos para os países nórdicos. A aquisição foi aprovada pela Comissão Europeia em fevereiro. Com o processo de aquisição concluído a partir de hoje, a integração na rede DACHSER pode, agora, começar.

“A aquisição fortalece significativamente a nossa posição na logística de alimentos na região nórdica”, afirma Burkhard Eling, CEO da DACHSER. “Para a Frigoscandia, a integração na DACHSER é um passo importante em direção ao desenvolvimento seguro e de longo prazo em uma empresa em crescimento dinâmico. A Frigoscandia é uma excelente opção para o nosso negócio e para a nossa estratégia de crescimento na Suécia, Noruega e Finlândia. Ambas as empresas compartilham um entendimento comum de valores e qualidade.”

A DACHSER está, atualmente, representada nos países nórdicos pela European Logistics, a sua linha de negócios para o transporte e armazenamento de bens industriais e de consumo, bem como por uma organização de transporte aéreo e marítimo. A Frigoscandia, com sede em Helsingborg, na Suécia, possui uma rede coesa e eficiente para a distribuição de alimentos congelados e com temperatura controlada. A empresa oferece serviços de transporte em toda a Suécia através de uma rede nacional. Para a realização destes serviços a empresa coopera com parceiros de serviços mas também dispõe de uma frota própria de caminhões. Na área do transporte internacional de alimentos, a Frigoscandia realiza transporte rodoviário, aéreo e marítimo e atua em 51 mercados.

Além disso, a empresa opera armazenamento com doze instalações logísticas na Suécia destinadas ao armazenamento de alimentos e três na Noruega. Em 2022, a Frigoscandia gerou vendas de cerca de 300 milhões de euros.

A Frigoscandia continuará sendo liderada pelo CEO Peter Haveneth e pela sua experiente equipe de gestão. Ele se reporta a Alexander Tonn, que ocupa a dupla função de COO Road Logistics e Managind Director DACHSER Food Logistics na DACHSER.

Com a conclusão da transação, os cerca de 1.300 funcionários da Frigoscandia serão transferidos para a DACHSER. “Estamos muito satisfeitos em receber nossos novos colegas na família DACHSER”, diz Tonn. “Como funcionários altamente qualificados, irão enriquecer os nossos serviços com o seu conhecimento dos mercados do Norte da Europa. As nossas duas empresas já trabalharam juntas numa base de confiança nos últimos anos como parte da Rede de Alimentos Europeia. Esta aquisição nos permitirá explorar ainda mais o nosso potencial de crescimento no Norte da Europa e melhorar ainda mais a qualidade da nossa oferta. A médio prazo, os nossos clientes do setor alimentício se beneficiarão de processos e sistemas consistentes e padronizados.”