Darcy Pacheco eleva a monumental estátua do Cristo utilizando guindastes Liebherr

Foto: Divulgação Liebherr

A maior estátua do País atualmente está sendo içada em Encantado, uma cidade com uma população de 22.000 habitantes, localizada 145 quilômetros a noroeste da capital regional de Porto Alegre. Com 43 metros de altura, será cinco metros mais alta que a famosa estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A empresa de movimentação de cargas e transportes especiais Darcy Pacheco usou dois guindastes móveis Liebherr LTM 1220-5.2 para erguer o monumento.

A envergadura dos braços da nova estátua “Cristo Protetor” é de 36 metros. Isso a torna oito metros mais larga do que a estátua do “Cristo Redentor” no Rio de Janeiro, que agora completou 90 anos. Um elevador transportará os visitantes por dentro da estátua para uma plataforma de observação na altura do peito, de onde eles terão uma vista magnífica do vale. Os custos totais de construção serão cobertos por doações.

Os dois guindastes móveis Liebherr LTM 1220-5.2 foram utilizados em uma operação para elevar os enormes braços. O consagrado guindaste de 220 toneladas possui uma lança telescópica de 60 metros, garantindo altura de elevação suficiente para a nova estátua do Cristo.

O LTM 1220-5.2 e seu antecessor, o LTM 1220-5.1, tiveram grande popularidade ao longo dos anos, principalmente no Brasil. No total, a Liebherr entregou cerca de 150 desses versáteis guindastes para o maior país da América do Sul. A própria Darcy Pacheco possui muitas unidades desse modelo. O guindaste móvel de cinco eixos pode atingir alturas de até 101 metros e 88 metros de raio utilizando extensões treliçadas.