DWIH-FAPESP Online Talk on Cities and Climate debate soluções aos problemas climáticos nas cidades

Foto: Freepik.

Brasil e Alemanha debatem em evento digital soluções para encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade das cidades

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) se unem no evento DWIH-FAPESP Online Talk on Cities and Climate para debater soluções aos problemas climáticos que acabam barrando o desenvolvimento das cidades. O seminário gratuito acontecerá no dia 19/11, das 10h às 11h45 em inglês, mas com tradução simultânea para o português. Será necessária uma pré-inscrição para participar do evento clicando aqui.

Por meio de casos reais, no Brasil e na Alemanha, o seminário virtual pretende observar como os efeitos das mudanças climáticas afetam as cidades do ponto de vista social, ambiental e econômico. O evento também destacará algumas informações científicas para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e resilientes para o futuro.

Na visão do Coordenador do Centro Alemão, Marcio Weichert, é dever das comunidades científicas brasileira e alemã disseminar importantes avanços no campo da sustentabilidade das cidades, afinal, os pesquisadores possuem muito a oferecer na formulação de políticas públicas sobre o tema.

“O DWIH-FAPESP Online Talk on Cities and Climate vai enfatizar que as cidades são causadoras e vítimas da mudança climática. Por isso, os pesquisadores estudam formas de reduzir a contribuição dos centros urbanos para o efeito estufa e de outros danos ao equilíbrio ambiental”, explica.

“A estreita colaboração com organizações internacionais é importante para o avanço das pesquisas sobre mudanças climáticas, tema considerado estratégico para a FAPESP. Esta iniciativa conjunta DWIH-FAPESP valoriza a colaboração entre pesquisadores dos dois países e reforça esse compromisso”, disse Euclides de Mesquita Neto, Membro da Coordenação Adjunta para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da FAPESP.

Para trazer reflexões e dados científicos sobre o tema, participam dessa conferência do DWIH São Paulo e da Fapesp como palestrantes Sabine Schlacke, professora de Direito Público e Direito Ambiental na Universidade de Münster (WWU); Nico Caltabiano, gerente do projeto Klimapolis no Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M), em Hamburgo; Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP); e Leila da Costa Ferreira, professora e representante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) junto ao WUN Global Challenges/ Adaptating to climate change e membro do Comitê de Ciências Ambientais da agência federal de fomento Capes.

O debate on-line será uma espécie de prévia para a nona edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação organizado anualmente pelas duas instituições, mas que, devido à pandemia de covid-19, foi adiado para maio de 2021. Os quatro palestrantes formam o comitê científico do Diálogo. Cilene Victor, jornalista especializada em temas climáticos, ambientais e humanitários, bem como professora de comunicação social na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), mediará o debate.