A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Steelie Awards, principal premiação mundial da indústria do aço, promovido pela World Steel Association (worldsteel). Na 15ª edição da premiação, a Companhia foi vencedora na categoria “Excelência em Sustentabilidade” com o case ESG na cadeia de suprimentos, no qual apresentou seu plano de ação para engajar e estimular seus fornecedores a desenvolverem iniciativas sustentáveis. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (14) durante o Congresso Anual da worldsteel em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, a Gerdau foi representada pelo vice-presidente do Conselho de Administração, André Bier Gerdau Johannpeter.
“É uma honra receber, pela terceira vez consecutiva, esse reconhecimento da principal premiação da indústria do aço mundial, que reforça a importância do engajamento da e de um olhar ampliado para a cadeia de valor, promovendo a construção conjunta de um futuro ainda mais sustentável”, afirmou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
A sustentabilidade é um pilar estratégico do negócio e está no centro das tomadas de decisão da Gerdau. No case vencedor, a Gerdau apresentou suas iniciativas sustentáveis voltadas a sua cadeia de valor. Entre eles está o projeto Ecoar, que incentiva seus fornecedores a avançar na gestão de emissões de gases de efeito estufa, desenvolvido pela Gerdau em parceria com o CDP, maior plataforma mundial para acompanhamento de dados climáticos. Com isso, a companhia tornou-se a primeira do setor de aço na América Latina a incentivar sua cadeia de valor a avaliar sua atuação na questão das mudanças climáticas. A iniciativa contou inicialmente com cerca de 50 fornecedores da empresa, que tiveram acesso à plataforma do CDP para reportar informações sobre gestão climática. O programa também ofereceu, na sequência, treinamentos e monitorias para estimular a ampliação do conhecimento sobre o tema, de forma que esses parceiros pudessem desenvolver ou aprimorar esta gestão.
Outro programa destacado foi o Inspire Gerdau, criado para mobilizar e incentivar a cadeia de fornecedores a consolidar as melhores práticas em diversidade e inclusão. Os compromissos se relacionam a incluir diversidade e inclusão como agenda fundamental, comunicar de forma transparente os compromissos, criar um programa e/ou uma política de diversidade que norteia as atividades; combater todas as formas e manifestações de preconceito, ter mapeado o censo demográfico, atuar na contratação e retenção de desenvolvimento de negros, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTI+ e garantir que todas as lideranças da organização estejam capacitadas.
Para Flávia Souza, diretora global de Energia e Suprimentos, o reconhecimento reforça o compromisso da Gerdau de engajar o ecossistema em que atua em temas estratégicos ligados à . “Estamos orgulhosos com a premiação, e seguiremos trabalhando em iniciativas para que os nossos fornecedores tenham a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre suas emissões de gases de efeito estufa, a promoção de um ambiente diverso e inclusivo, o investimento local e a avançarem nesta gestão, se tornando multiplicadores destes temas”, afirmou Flávia
Além disso, a Gerdau destacou no case vencedor do Steelie Awards que conta com cláusulas ESG para contratações realizadas pelo time de suprimentos no Brasil desde 2022. Com isso, os fornecedores devem incorporar novas ações de comprometimento social e ambiental à consolidação da parceria com a companhia. No quesito social, a cláusula de Diversidade e Inclusão visa a valorização de um ambiente diverso e inclusivo, de respeito às pessoas, coibindo todas as formas de preconceito e discriminação. Já a cláusula de investimento social, possibilita que os fornecedores, voluntariamente, tenham ações direcionadas para deixar um legado positivo à sociedade. No pilar ambiental, o compromisso se direciona ao incentivo do uso de energias renováveis ou biocombustíveis. Além das cláusulas, a Gerdau segue exigindo as medidas feitas anteriormente no processo de contratação que incluem o comprometimento contra trabalho escravo e infantil, cumprimento de obrigações legais ambientais e atendimento às cláusulas de anticorrupção, compliance e LGPD.