ILA Berlin apresenta inovações em Mobilidade Aérea Avançada, com destaque para drones de delivery e táxis aéreos

Foto: Divulgação ILA Berlin

Com o tema “Pioneirismo aeroespacial”, a ILA Berlin acontecerá de 22 a 26 de junho de 2022 no aeroporto de Berlim (Berlin Expo Center Airport). A feira líder em sustentabilidade, novas tecnologias e inovação para o setor de aeronáutica e aeroespacial é um ponto de encontro para intercâmbio entre a indústria internacional, atores políticos, forças armadas e representantes do setor científico. Importantes autoridades políticas são convidadas, incluindo representantes do novo governo alemão, do parlamento e da Comissão Europeia.

A ILA Berlin cobra todas as partes da indústria, inclusive os setores de Aviação, Espaço, Defesa & Segurança e Fornecedores. O foco temático é o voo de zero emissão, nova mobilidade e segurança espacial. O programa ao vivo será complementado por uma extensa gama de produtos e serviços na nova plataforma ILA Digital.

Seja para a entrega rápida de medicamentos, a manutenção de parques eólicos apoiada por drones ou como táxis aéreos de alimentação, sistemas aéreos não tripulados e aeronaves de decolagem vertical elétricas (eVTOLs) estão revolucionando a aviação. Na edição desse ano, a ILA Berlin dedicará uma seção inteira aos sistemas aéreos não tripulados e aeronaves de decolagem vertical elétricas (eVTOLs).

A seção “Mobilidade Aérea Avançada” (Advanced Air Mobily -AAM) apresentará toda a gama destes novos tipos de mobilidade aérea e outros serviços resultados desses sistemas. O foco principal será em todos os aspectos do ecossistema eVTOL, tanto referentes às aeronaves quanto aos vertiports – aeroportos exclusivamente voltados para eVTOLs – e aos requisitos digitais, como a cibersegurança. Outras áreas de destaque incluem a aplicação comercial de aeronaves, sua integração no espaço aéreo e métodos de detecção e de defesa contra drones.

Adicionalmente, a seção contará com a apresentação de expositores internacionais, incluindo fabricantes e institutos de pesquisa, fornecedores de sistemas estabelecidos e startups recém-criados. É o caso da empresa alemã de táxi aéreo Volocopter, que exibirá sua VoloCity na feira.

“A ILA Berlin 2022 é a feira mais relevante por companhias de aviação emergentes como a nossa. Ela nos permite ampliar nossa rede de contatos com todas as partes interessadas, como fornecedores, especialistas da indústria e órgãos reguladores, de forma que possamos expandir nosso ecossistema de Mobilidade Área Urbana (Urban Air Mobility – UAM)”, afirmou o CCO da Volocopter, Christian Bauer.

Outra novidade da seção é a apresentação sobre os aspectos de voos não tripulados, que será feita pela Associação Alemã de Aviação Não Tripulada (German Unmanned Aviation Association – VUL), iniciativa conjunta da Associação de Aviação (Aviation Association – BDL) e da Associação Alemã da Indústria Aeroespacial (German Aerospace Industrie Association – BDLI). Entre as questões que serão abordadas estão a situação em relação à introdução do espaço aéreo para aeronaves; os obstáculos que ainda existem para o uso de táxis aéreos nas cidades europeias; como os drones irregulares podem ser detectados e quais são as medidas de proteção disponíveis no mercado.

A programação da ILA Berlin também será recheada de painéis, keynotes e apresentações de empresas, assim como questões sobre como a Mobilidade Aérea Avançada pode ser promovida e como a sociedade pode se beneficiar dessas tecnologias.

*A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.