Iniciativa da Aldeias Infantis SOS promove formações para inclusão de jovens no mercado de trabalho

Foto: Divulgação Aldeias Infantis SOS

Com foco em incentivar a autonomia e a entrada de jovens no mercado de trabalho, a Aldeias Infantis SOS realiza o projeto Perspectivas, que promove ações para o desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos, por meio de oficinas de capacitação com atividades teóricas, práticas e voluntariado. Atuando em Goioerê (PR) desde 1975, a organização acolhe crianças que perderam o cuidado parental em duas Casas Lares, promovendo cuidado e proteção, e desenvolve ações com as famílias, fortalecendo seus vínculos afetivos. 

Participam da iniciativa jovens de 15 a 21 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e também de refúgio, uma vez que a organização realiza o acolhimento de famílias venezuelanas na cidade, por meio do programa Brasil sem Fronteiras. 

Como parte da metodologia do projeto são desenvolvidas oficinas de gestão administrativa, adaptadas para seguir todos os protocolos de segurança contra COVID-19 e com número reduzido de participantes. Os jovens também realizam experiências voluntárias, como organização de notas fiscais e ações na comunidade. Para acompanhar a evolução dos participantes, a equipe da Aldeias Infantis SOS promove rodas de conversa e assistência individual aos participantes. 

Uma das jovens beneficiada pela iniciativa é Daivelis Arianna Calzadeilla Melchor, de 17 anos. Natural de El Tigrito, na Venezuela, a jovem vive em Goioerê com a família. Em busca de um futuro melhor, eles chegaram em Boa Vista (RR) em 2018. Alguns meses depois, foram interiorizados para o município paranaense, onde receberam a acolhida da Aldeias Infantis SOS.  

“O projeto Perspectivas é uma oportunidade para me capacitar. A pandemia afetou muito a vida dos jovens e a nossa entrada no mercado de trabalho. Para o futuro, sonho em ter a minha própria empresa”, relata a jovem. 

De acordo com dados do IBGE, a taxa de desemprego entre os jovens bateu novos recordes no ano passado e chegou a 31,4% no 3º trimestre de 2020. Um número extremamente alarmante, e por isso, iniciativas como o projeto Perspectivas são tão essenciais para um futuro com mais oportunidades para a juventude. 

As doações para o Projeto Perspectivas podem ser realizadas aqui.