Jornadas Alemãs: Eventos online celebram três décadas de unidade alemã

Foto: Consulado da Alemanha / Divulgação.

O Consulado da Alemanha em parceria com entidades alemãs em São Paulo, comemora 30 anos da Reunificação Alemã. Os eventos fazem parte da quinta edição das Jornadas Alemãs, uma série de eventos gratuitos culturais e científicos. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a celebração ocorrerá toda em um formato digital. Os eventos iniciaram nessa segunda-feira (28) e continuam até o dia 06 de outubro.

A Universidade de Potsdam, o Goethe-Institut São Paulo, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o Flexpert Training, o Colégio Humboldt, o Colégio Visconde de Porto Seguro, o Instituto Martius Staden e o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) são algumas das entidades parceiras que trarão temas relacionados à cultura alemã nas mais diversas áreas.

“Há trinta anos dois estados alemães transformaram-se em uma única Alemanha. O que nós aprendemos disso: que só podemos vencer se juntos pensarmos além de fronteiras. Por isso, me alegra que possamos comemorar ao lado virtualmente de tantos fortes parceiros”, afirma o Sr. Thomas Schmitt, Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

Devido as perdas durante o período da Segunda Guerra Mundial, a  Alemanha foi dividida em a República Democrática Alemã (RDA) e República Federal da Alemanha (RFA). Posteriormente, as duas Alemanhas se recuperaram do conflito e no dia 3 de outubro de 1990 foi formalizado a Reunificação. Desde então, comemora-se nessa data o Dia da Unidade Alemã. 

 

Programação completa:

 28 de setembro

Educação – Sprechstunde: Potsdam!

Evento sobre estudar, pesquisar e viver em Potsdam, na Alemanha. Participação de duas estudantes brasileiras da instituição.

28/09, às 14h. Acesse: www.bit.ly/uni-potsdam-sprechstunde-extra

Palestra – Kinematik: Valeska Grisebach e o romantismo alemão

Valeska Grisebach faz parte da “Escola de Berlim”, com uma proposta experimental, de re-educação do olhar cinematográfico. Em seu filme Sehnsucht (2006), podem ser observados ecos do romantismo alemão. Seu filme mais recente, Western (2017), trata de pertencimento, do contato com o outro, de solidão e busca de identidade. Com Claudia Dornbusch (professora sênior da USP) e Tom Hamburger (diretor e roteirista).

28/09, às 19h. Inscreva-se gratuitamente: www.goethe.de/brasil/kinematik

Palestra – História religiosa e genealógica de famílias luteranas da região de Campinas no estado de São Paulo desde 1869

Entrevista com Gerhard Springweiler, arquivista do Instituto Martius Staden em São Paulo.

28/09, às 19h30. Acesse: https://us02web.zoom.us/j/89347328032 (senha: 368795).

 

29 de setembro

Palestra – Apresentando: Deutschland

A Alemanha além da cerveja perfeita e dos supercarros. Dados, curiosidade e informações relevantes.

29/09, às 10h30. Acesse: www.flexpert.com.br

Palestra – A influência do associativismo na história dos luteranos no Brasil

Apresentação do Professor Dr. Wilhelm Wachholz, reitor da Faculdade EST em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

29/09, às 19h. Acesse: https://us02web.zoom.us/j/89347328032 (senha: 368795)

Bate-papo – Mercado de literatura infanto-juvenil: o papel do editor e do tradutor

Acompanhe o bate-papo do tradutor Gil Vieira Sales e a tradutora Andréia Manfrin Alves. O evento é organizado pelo Goethe-Institut São Paulo.

29/09, às 19h30. Acesse: www.bit.ly/webinar_dia_do_tradutor

 

30 de setembro

Palestra – Cultura alemã na igreja e na escola: deslocamentos

Apresentação do professor Lauri Wirth, da Universidade Metodista em São Bernardo do Campo.

30/09, às 18h. Acesse: https://us02web.zoom.us/j/89347328032 (senha: 368795).

 

1º. de outubro

Música – Lançamento vídeo Beethoven 250

São Paulo se conecta a música de Beethoven nesse vídeo, mostrando o viés moderno do autor e como, assim, dialoga com a capital paulista de maneira íntima e única. O Consulado da Alemanha em São Paulo realizou a peça em parceria com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, via Instituto Baccarelli. A melodia executada foi quarteto de cordas Nr. 4 c-Moll Op. 18 Nr. 4.

01/10. Acesse: https://www.instagram.com/AlemanhanoBrasil/

Palestra – Interculturalidade: Alemanha -> Brasil

Como a cultura alemã interage com a Brasileira no Brasil? Descubra mais sobre estas importantes relações interculturais.

01/10, às 9h. Acesse: www.flexpert.com.br

Palestra – AHK Tendências: Recursos Humanos – O Protagonismo da Diversidade no Futuro das Empresas

O evento é organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

01/10 às 14h. Acesse: https://bit.ly/3024nk4  

 

2 de outubro

Palestra – Interculturalidade: Alemanha -> Brasil

Como a cultura alemã interage com a Brasileira no Brasil? Descubra mais sobre estas importantes relações interculturais.

02/10, às 14h. Acesse: www.flexpert.com.br

 

3 de outubro

Discurso – Sr. Thomas Schmitt, cônsul-geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, fala em ocasião do feriado nacional do Dia da Unidade Alemã

O cônsul-geral pontua as principais questões políticas e sociais que marcam os 30 anos da reunificação alemã.

03/10, às 11h. Acesse: www.facebook.com/consuladoalemanhasp

Cinema – Mostra Alemã de Cinema: Elas Digirem!

De 3 a 31 de outubro, a mostra coloca em evidência o talento feminino alemão na direção de filmes. Serão cinco premiados títulos apresentados online gratuitamente, com legendas em português na plataforma Sesc Digital. O olhar sensível e preciso feminino mostrará questões humanas, dramas familiares, identidade e preconceito em títulos como 24 Semanas e Sangue de Pelicano. A mostra é uma realização do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo em parceria com o SESC.

03/10. Acesse: https://sesc.digital/categorias/cinema-e-video

Literatura – Über.Leben.Schreiben – Narrative zu Krise und Zukunft

O envolvente thriller Paradise City de Zoë Beck se passa numa Alemanha do futuro: as regiões costeiras foram submersas, vastas partes do país estão despovoadas e a natureza reconquista locais abandonados. A sede do governo é Frankfurt. Onde há infraestrutura, essa funciona perfeitamente. Praticamente a vida inteira é controlada por algoritmos. Todos vão bem – enquanto não fazem nenhuma pergunta.

03/10, às 16h. Acesse: www.goethe.de/brasil/ueberlebenschreiben

Esporte – Laufen um die halbe Welt – Corrida Solidária

De 3 de setembro a 3 de outubro, Dia da Unidade Alemã, alunos, professores e funcionários do Colégio Humboldt, em São Paulo, percorrerão uma distância de 10.247 quilômetros em uma corrida solidária. A quilometragem corresponde a distância entre a instituição e o Portão de Brandemburgo, em Berlim. Cada quilômetro terá um valor doado à campanha “SOLID-20”, que apoia a instituição “Fundação Julita” que ajuda jovens em situação vulnerável com ações pedagógicas.

03/10. Acesse: www.instagram.com/colegiohumboldt

 

5 de outubro

Concerto – Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro

Ópera: uma viagem musical – Árias e Corais de óperas famosas. O evento é organizado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro e pelo Instituto Martius Staden.

05/10, às 19h. Acesse: https://www.youtube.com/c/InstitutoMartiusStaden/

 

6 de outubro

Educação – Dia de Janelas Abertas do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)

O evento online tem como objetivo mostrar ao público o trabalho da instituição e dos cooperadores do DWIH São Paulo, além de tirar dúvidas sobre universidades, bolsas e programas de fomento na Alemanha. Além de ficar a par sobre o perfil de algumas das instituições de excelência do país.

06/10, às 10h. Acesse: https://t1p.de/3k8q

Palestra – Uma travessia de Berlim: caminhada e flânerie

O Professor Dr. Willi Bolle da Universidade de São Paulo leva você a um passeio por Berlim. O evento é organizado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro e pelo Instituto Martius Staden.

06/10, às 18h. Acesse: https://www.youtube.com/c/InstitutoMartiusStaden/