Krones do Brasil amplia atuação de seus técnicos de Service no exterior

Foto: Divulgação Krones

Há seis anos, a Krones do Brasil começou a aprimorar a ocupação de seus técnicos de serviços externos, sobretudo por meio de uma maior sinergia entre as subsidiárias da empresa na América Latina. Um dos caminhos foi ampliar a exportação de sua mão de obra, o que pouco acontecia até 2015. Dessa forma, a Krones do Brasil aproveita a capacidade disponível de seu corpo técnico em períodos de baixa demanda para serviços no exterior, atendimentos emergenciais e planejados para clientes no Brasil com operações em vários países ou suporte para a sua matriz, na Alemanha. A Krones do Brasil prioriza o atendimento para o Brasil e a América do Sul; a exportação de mão de obra cria alternativas para uma gestão mais eficiente de recursos, contribuindo para a eficácia dos atendimentos que a empresa realiza.

Os resultados foram positivos: entre 2015 e 2019, a Krones do Brasil vendeu 16.000 dias de trabalho de seus técnicos para países latino-americanos. Em 2020, o serviço foi duramente impactado pela pandemia do novo coronavírus, que criou barreiras para a locomoção dos técnicos para outras nações. A Krones do Brasil, no entanto, estabeleceu rígidos protocolos de saúde e segurança para seguir atendendo às demandas externas, mesmo que de forma mais restrita. Até o final de novembro deste ano, foram 592 dias de trabalho de seus técnicos fora do Brasil. A novidade é que a empresa conseguiu entrar em mercados até então inexplorados, como no continente africano.

Este ano, a Krones do Brasil enviou técnicos para Gana e Camarões. E o ótimo trabalho realizado nesses dois países abriu uma porta para que a empresa entrasse na Ásia – já há a previsão de 220 dias de serviços no Japão, entre janeiro e fevereiro de 2021. Em 2020, a subsidiária brasileira também estabeleceu laços com os Estados Unidos, além de fortalecer a parceria com clientes da Krones no México, mercado emergente que possui uma base instalada superior à do Brasil.

O fato de a Krones do Brasil ser hoje a base da área de Service na América Latina permitiu à empresa liderar esse processo de sinergia regional. Outro ponto importante é o protagonismo da filial brasileira no direcionamento das ações de serviços. Por ter acesso às necessidades de mão de obra enviadas à matriz, na Alemanha, a Krones do Brasil, de forma proativa, sugere a utilização de técnicos brasileiros em vez de técnicos europeus, facilitando a logística do serviço e reduzindo os custos do projeto, a exemplo do que aconteceu com um cliente da Krones na Guatemala. A filial brasileira também avalia o planejamento mundial de técnicos e, nos locais onde detecta grande demanda por serviços, contata o planejador responsável para prestar apoio.

A Krones do Brasil possui há cinco anos um moderno Centro de Treinamento, que possibilita uma capacitação de alto nível de seus profissionais de serviços externos, englobando, além dos conhecimentos técnicos nas diversas tecnologias da empresa, estudos de idiomas e de formação humana, para o melhor relacionamento com os clientes – do Brasil e do exterior. A empresa também conta com o seu Programa de Trainees, que tem investido, desde 2013, na formação de jovens consultores técnicos.