LANXESS aumenta significativamente as vendas e os lucros no ano fiscal de 2022

Foto: Divulgação LANXESS

Em um ambiente caracterizado por muitas turbulências, a LANXESS fechou o ano fiscal de 2022 com sucesso. As vendas e os lucros da empresa de especialidades químicas aumentaram significativamente.

As vendas do grupo totalizaram 8,088 bilhões de euros em 2022, um aumento de 32,6% em relação ao valor do ano anterior, de 6,101 bilhões de euros. O EBITDA pré-excepcionais aumentou 14,1%, para 930 milhões de euros, em comparação com os 815 milhões de euros alcançados um ano antes. Os lucros ficaram, portanto, dentro da faixa recentemente prevista de 900 milhões de euros a 950 milhões de euros.

A LANXESS repassou para o mercado, na íntegra, o aumento significativo dos custos de matérias-primas e energia, por meio de um aumento bem-sucedido dos preços de venda. O crescimento foi especialmente impulsionado pelos segmentos de Specialty Additives e Consumer Protection. Este último se beneficiou em particular das contribuições do negócio de Microbial Control da IFF, adquirido no início de julho de 2022, e da empresa norte-americana Emerald Kalama Chemical, adquirida no início de agosto de 2021. Volumes de vendas mais baixos, especialmente no último trimestre de 2022, tiveram um impacto negativo nos lucros.

“Dominamos 2022 com sucesso e aumentamos nossos ganhos, apesar das condições adversas. Isso mostra que a LANXESS é à prova de intempéries. A nossa estratégia resistiu ao teste. Graças às posições de liderança de mercado de nossos produtos, repassamos, na íntegra, os aumentos extremos de custos. Além disso, aprimoramos nosso foco em especialidades químicas e reforçamos nossa presença na América do Norte. Isso proporciona estabilidade e crescimento adicionais”, diz Matthias Zachert, CEO da LANXESS. “No entanto, 2023 não será mais fácil. A demanda reduzida que já sentíamos no último trimestre de 2022 prossegue no novo ano. Mas estou convencido de que conseguiremos superar essa crise econômica graças ao nosso posicionamento estável.”

A margem EBITDA pré-excepcionais foi de 11,5%, contra 13,4% há um ano. A queda foi resultado do repasse de custos significativamente maiores e de menores volumes de vendas.

O lucro líquido das operações contínuas aumentou consideravelmente em 60,0% e totalizou 184 milhões de euros, contra 115 milhões de euros um ano atrás. Isso não inclui os resultados da unidade de negócios High Performance Materials, que foi desmembrada e divulgada como uma operação descontinuada.

Para 2023, a LANXESS espera que o EBITDA pré-excepcionais esteja no nível do ano anterior. Ao mesmo tempo, o Grupo prevê um ambiente de negócios recessivo no primeiro semestre do ano. Os preços persistentemente elevados da energia em relação ao quarto trimestre do ano anterior também terão impacto no início de 2023. As repercussões da guerra na Ucrânia e as mudanças nos custos das matérias-primas e da energia continuam a ser fontes de incerteza. Para o primeiro trimestre de 2023, a LANXESS espera um EBITDA pré-excepcional entre 180 milhões e 220 milhões de euros.