LANXESS expande ferramenta de cálculo LewaPlus

Foto: Divulgação LANXESS

A empresa de especialidades químicas LANXESS adicionou outra função ao seu software de design LewaPlus para a indústria alimentícia. Isso permite o dimensionamento de sistemas de troca iônica, incluindo uma série de configurações de processo especiais que podem ser otimizadas com produtos Lewatit especialmente desenvolvidos para aplicações em alimentos.

Esta nova função, que abrange o cálculo de sistemas de desmineralização para soluções aquosas de gelatina e colágeno, está totalmente integrada no módulo de alimentos do software, que é atualizado regularmente e disponível no momento.

Lançado há mais de dez anos, o LewaPlus é uma ferramenta altamente intuitiva e abrangente que auxilia no planejamento e projeto de instalações de tratamento de água industrial com sistemas de troca iônica e membranas de osmose reversa.

“Os usuários do Lewatit agora podem monitorar o desempenho dos sistemas de desmineralização de gelatina e colágeno existentes de maneira amigável e prática, além de projetar novos sistemas. O LewaPlus ajuda nossos clientes a reduzirem o desperdício, uso de produtos químicos e consumo de água – todos os aspectos que estão se tornando cada vez mais importantes”, diz a Dra. Nadja Hermsdorf, Gerente de Marketing Técnico da unidade de negócios Liquid Purification Technologies (LPT) da LANXESS.

Dimensionamento de sistemas para tratamento de soluções de gelatina e colágeno

Muitos produtores de gelatina estão procurando expandir seu portfólio de produtos, a fim de atender às últimas tendências do mercado. O colágeno está em alta demanda, e o número de fornecedores está aumentando o tempo todo. E há uma pergunta que está se tornando cada vez mais importante: qual colágeno oferece a melhor qualidade? Uma vez que o colágeno – ou, mais precisamente, colágeno hidrolisado solúvel em água – é obtido, entre outras coisas, a partir de pele e ossos suínos e bovinos, é essencial que seja submetido a uma purificação (por exemplo, com resinas de troca iônica).

Não só o uso de sistemas de troca iônica de gelatina existentes para o tratamento de colágeno requer modificações nas diferentes etapas do processo, mas às vezes também pode ser necessário expandir esses sistemas com um novo filtro de troca iônica. Em sistemas de tratamento de gelatina e colágeno, as etapas de regeneração e enxágue necessárias para o funcionamento das resinas de troca iônica são muito semelhantes. Uma área em que eles diferem significativamente, no entanto, é na quantidade de resinas de troca iônica utilizadas, que governa acima de tudo seu consumo de água e produtos químicos. LewaPlus é o primeiro software de design para o tratamento industrial de soluções aquosas de gelatina e colágeno. O novo módulo permite que cada etapa individual seja dimensionada de forma específica, tornando possível, pela primeira vez, calcular as quantidades de água e produtos químicos realmente necessários.

“A intenção é adicionar mais recursos e funções ao LewaPlus no futuro. Estamos planejando apoiar o projeto de sistemas para ainda mais produtos da indústria de alimentos, como açúcar líquido, suco de açúcar de beterraba fina e basicamente todos os componentes de alimentos e bebidas que são tratados com resinas de troca iônica, a fim de melhorar significativamente a qualidade do produto e atender às demandas do mercado”, diz Hermsdorf.

Custos em resumo

O software possui uma ferramenta de cálculo de custos para determinar o investimento e os custos operacionais de uma instalação de produção para o tratamento de soluções de gelatina e colágeno. Os custos de investimento incluem despesas para instalação do sistema e aquisição das resinas de troca iônica. Os custos operacionais incluem gastos com regeneração, consumo de água e descarte de efluentes. Uma previsão de custos ajuda os usuários a estimarem as despesas ao longo da vida útil total planejada do sistema (custo total de propriedade, TCO).