Guindaste MK 88 Plus da Liebherr atinge 300 elevações em 3 dias

Foto: Divulgação – Liebherr

O guindaste de torre móvel do modelo MK 88 Plus do operador de guindastes Nolte Auto-Krane completou uma verdadeira maratona de elevação durante uma inspeção estrutural da barragem do Mar do Norte próximo à Husum. Durante oito semanas de trabalho intenso, o guindaste da Liebherr suportou uma grande variedade de cargas no seu gancho mais de 1800 vezes. Ao colocar as comportas de inspeção, a máquina de elevação completou 300 operações em apenas três dias.

“O resultado foi muito bom com o guindaste MK”, explica Oliver Andritter. Ele foi o responsável pelos trabalhos de aço na barragem do porto de Husum, que foi construído em 1975 para proteção contra tempestades. Agora, após 46 anos, uma inspeção abrangente das instalações do Mar do Norte estava na ordem do dia. Para isso, toda água que estava dentro da barragem precisou ser retirada.

A fim de secar as instalações, as comportas de inspeção (também conhecidas como comportas de emergência) foram erguidas primeiro. No caso das instalações em Husum, o MK 88 Plus utilizou um total de cerca de 300 agulhas tubulares e intermédias para manter a água no exterior. Foram necessários apenas três dias para o MK erguer as agulhas na água.

Posicionamento rápido

Mergulhadores industriais guiaram os condutores de guindastes com as suas ordens. O objetivo comum era: manobrar os tubos com mais de onze metros de comprimento e 36 centímetros de largura, para o lugar certo no fundo da barragem. “O movimento rápido da carga através do carrinho no braço horizontal e o posicionamento rápido e seguro das agulhas é a maior vantagem em comparação com um guindaste telescópico”, explica Andritter.

Foi necessária uma colocação dos tubos com uma precisão de centímetros simplesmente porque os mergulhadores trabalhavam em águas turvas quase sem visibilidade e, muitas vezes, durante a noite. “Também fiquei muito impressionado pelo o guindaste poder ser desmontado em quinze minutos e rapidamente deslocado para outro local no estaleiro de construção”, explica Andritter, acrescentando, “esta elevada velocidade de trabalho é impressionante.”

Conclusão mais rápida

O desempenho de manuseamento dos guindastes móveis de torre da Liebherr foi também o fator decisivo para Jürgen Peters enviar um MK 88 Plus para o estaleiro de construção. “Já tivemos uma experiência muito boa com este guindaste há três anos num trabalho semelhante em Büsum”, explica: “o MK permite-nos ser muito mais rápidos neste tipo de trabalho em comparação com um guindaste telescópico convencional.”

Peters planeja e é responsável pelas grandes operações de guindaste na Nolte. Tal como na altura em Büsum, tinha agora novamente um enorme guindaste a seu cargo, além do guindaste móvel: “o nosso guindaste de treliça Liebherr LG 1750 teve de levantar as asas dos portões de proteção contra inundações, que pesam até 65 toneladas, das suas dobradiças. O MK foi responsável pela construção, bem como pelo desmantelamento, das comportas e forneceu ao estaleiro de construção nas câmaras de 13 metros de profundidade tudo o que era necessário.”

Bombas, geradores, peças de andaimes, ferramentas e até elevadores foram levantados por Chris Kubinski, bem como por Manuel Krüger com seu MK 88 Plus para os montadores e trabalhadores nas câmaras de barragem esvaziadas. Os dois experientes operadores de guindastes de torre revezaram-se em turnos na moderna cabine do guindaste.