Liebherr oferece solução inovadora para construção na Alemanha

Foto: Divulgação Liebherr

Por exigência do canteiro de obras em Wittenberge, Brandemburgo, onde a paisagem ao redor da ponte que está sendo construída é uma reserva natural, a Liebherr ofereceu uma solução nunca antes utilizada na Alemanha. 

O guindaste de torre 125 EC-B 6 está montado em uma plataforma lateral na nova edificação da ponte. Ele fica em uma unidade de alimentação e acompanha o progresso da construção da ponte no processo de alimentação.

O guindaste de torre da Liebherr é um parceiro importante na operação. Porém, ele não aparecerá em seu tamanho máximo nessa aplicação: Ele tem uma altura de gancho de somente 16,5 metros e um comprimento de lança de 42,5 metros. Na verdade, o guindaste Flat-Top permite uma altura de gancho de até 59 metros e um alcance de até 58 metros. Suficiente para esse uso, o guindaste é montado aproximadamente na mesma altura da borda superior da ponte e, portanto, fica a cerca de 16 metros no ar acima da ponte.

O guindaste de torre é apoiado fortemente por três guindastes de montagem rápida 81 K.1 da Liebherr, que são responsáveis pelos trabalhos auxiliares no canteiro de obras e podem levantar, no máximo, até 6 toneladas. O guindaste proporciona um alcance máximo de 48 metros e uma altura máxima de gancho de 40,4 metros. É possível adicionar outro guindaste Liebherr durante o período de construção: um guindaste móvel da série LTM.

O guindaste foi fornecido pela Hüffermann Krandienst GmbH, com sede em Wildeshausen, perto de Bremen. O fornecedor completo na área de logística de guindastes e cargas pesadas conta com a experiência da Liebherr Tower Crane Solutions para essa aplicação. Desde o início, o departamento de projetos para aplicações especiais participou como consultor na criação do console do guindaste no sistema de alimentação. O cliente do guindaste Flat-Top é a Implenia, líder suíça em serviços de construção.

A paisagem do Elba ao redor da ponte é uma reserva natural, o que requer exigências especiais a todos os envolvidos. Esse fato é visível na construção por meio de um sistema de alimentação dos componentes, resultante da exigência de operar o canteiro de obras em um espaço muito apertado. A ponte é dividida em quatro segmentos, que são montados em terra. Depois, uma a uma, as peças individuais são transferidas até os seus respectivos pilares de apoio através do Elba, esperando-se que esteja pronto no início de 2024. A última peça da ponte deve ser transportada com um pontão flutuante através do Elba. O guindaste está em Wittenberge desde setembro de 2023 para ajudar nos trabalhos preparatórios e está planejado ficar no canteiro de obras por um ano completo.

Serão usadas 9000 toneladas de aço na ponte, cerca de 2000 toneladas a mais do que foi usado na Torre Eiffel. As peças individuais da ponte são compostas de peças individuais com cerca de 20 metros de comprimento, fabricadas na Saxônia.

Atualmente, a rodovia termina em Magdeburg e começa novamente em Schwerin. Atendendo à extensão norte da rodovia A 14, no futuro, o trânsito cruzará o Elba em uma ponte de cerca de 1100 metros de comprimento, a mais longa ponte de toda a extensão da rodovia para o norte. Uma parte da ponte fica perto de Wittenberge, em Brandemburgo, e a outra perto de Seehausen, na Saxônia-Anhalt. Está previsto entrar em operação em 2026, mas ainda não como parte da rodovia, pois as seções da rodovia que a rodeiam ainda não estarão concluídas nessa época. A seção de construção de aproximadamente 155 quilômetros de comprimento é atualmente o maior projeto de construção de nova rodovia na Alemanha e deverá estar completamente acessível a partir de 2028.