Sendo a roda d’água mais antiga ainda em funcionamento na Alemanha, seu diâmetro imponente tem nada menos de 9,76 metros. Construída em 1847, a roda subterrânea foi projetada para acionar um britador, que triturava minérios e os separava das rochas. Em 1879, a Pochrad foi desativada, e assim permaneceu por muito tempo.
Seu diâmetro imponente tem nada menos de 9,76 metros. Construída em 1847, a roda subterrânea foi projetada para acionar um britador, que triturava minérios e os separava das rochas. Em 1879, a Pochrad foi desativada, e assim permaneceu por muito tempo.
Em 2014, aposentados de Freiberg que eram apaixonados por história formaram um grupo de trabalho para restaurar a roda. Até então, a roda era lubrificada com um óleo de baixa viscosidade. Porém, para preservar essa roda d’água, a última que conserva sua condição original, os eixos precisavam ser lubrificados com um óleo de alta viscosidade. Então, em 2018, o “Grupo de Trabalho Thurmhofer Pochrad” entrou em contato com a Klüber Lubrication Germany através de uma consulta ao Centro de Serviços Técnicos (TSC). Após algumas sessões aprofundadas de consultoria, nossos colegas recomendaram nosso lubrificante adesivo Klüberbio AG 39-602.
Moritz Brandes, do TSC, explica por que o produto funciona tão bem: “Este lubrificante não serve apenas para transmissões abertas e cabos de aço, mas também pode ser usado em rolamentos antifricção de circulação lenta. Isso se deve, em primeiro lugar, ao sabão de cálcio que contido nele, que garante uma excelente propriedade anticorrosiva e a capacidade de suportar grandes cargas. Em segundo lugar, seus lubrificantes sólidos ajudam a manter as propriedades de circulação de emergência no caso de uma deficiência de lubrificação. O Klüberbio AG 39-602 também apresenta alta resistência à lavagem pela água. Além disso, em virtude de sua biodegradabilidade, o impacto ambiental ao entrar em contato com a água é bastante baixo.”
Desde o início de 2019 a roda d’água vem funcionando com a ajuda do Klüberbio AG 39-602; após uma rotina de limpeza prévia com um agente de limpeza de freio convencional para remover os resíduos do óleo antigo. Satisfeito, Gerthold Thalheim, membro do grupo de trabalho Thurmhofer Pochrad, diz o seguinte: “A roda está funcionando de forma muito mais suave e silenciosa. O consumo de graxa é mínimo, muito menor do que esperávamos. Além disso, não há nenhum cheiro desagradável.” A Pochrad, em Freiberg, continua sendo destino de muitos turistas e passeios escolares.