Mercedes-Benz e parceiros registram 770 mil atendimentos médicos em dois anos das Unidades Móveis de Saúde

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

Lançado em março de 2021, o projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil que conta com a parceria de Organizações Não-Governamentais (ONGs), entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – chega ao seu segundo ano com resultados muito expressivos, alcançando assim os objetivos propostos. São sete carretas puxadas pelo Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e dois ônibus customizados como Unidades Móveis de Saúde para levar atendimento médico e de saúde, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes, focando especialmente populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Com base nos resultados acumulados até o último mês de fevereiro, já são mais de 770.000 procedimentos médicos realizados (595.000 nas carretas e 175.000 nos ônibus), envolvendo mais de 374.000 pacientes atendidos (cerca de 279.000 nas carretas e 95.000 nos ônibus). Também foram aplicadas mais de 106.000 vacinas da Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a 90 cidades de 17 estados, incluindo o Distrito Federal. No total, as carretas, caminhão baú e os ônibus já rodaram 55.000 km.

“O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos, o que muito nos orgulha. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados como Unidades Móveis de Saúde reforçam a diversidade de ações comunitárias da nossa Empresa”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e madrinha do projeto. “Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão e 200 mil atendimentos médicos e mais de 600 mil pessoas atendidas em três anos. Nós acreditamos que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação.”

As Unidades Móveis de Saúde é um dos projetos sob o pilar de responsabilidade social dos princípios ESG praticados pela Mercedes-Benz do Brasil, que segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.

Aporte de 4,5 milhões de euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação foi viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.