Mercedes-Benz inaugura a primeira fábrica 4.0 de chassis de ônibus do Brasil

Foto: Mercedes-Benz / Divulgação.

No dia em que completa 64 anos de atividades no País – 28 de setembro – a Mercedes-Benz do Brasil inaugura sua Nova Linha 4.0 de Produção de Chassis de Ônibus. Dessa forma, alcança mais um marco pioneiro: esta é a primeira fábrica 4.0 do segmento, construída na matriz da empresa em São Bernardo do Campo (SP), onde iniciou suas operações no País em 1956. 

“Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Esse aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da nossa Empresa entre 2018 e 2022”, ressalta Karl Deppen, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do País. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus”.

Com novos processos e o uso de tecnologias de ponta, a Mercedes-Benz passa a produzir chassis de ônibus com ainda mais qualidade, segurança e confiabilidade para os clientes que operam no transporte urbano e rodoviário de passageiros, contribuindo para a melhoria da mobilidade e também da compatibilidade ambiental no País.

O conceito da nova linha de produção e os modernos recursos asseguram à Mercedes-Benz do Brasil maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Como líder do mercado de ônibus, a Empresa segue evoluindo, trazendo sempre as mais avançadas tecnologias de padrão mundial tanto para os clientes do Brasil, quanto da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, mercados paras os quais os chassis são exportados.

Com essa inauguração, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como a Empresa mais avançada em tecnologia 4.0 na indústria brasileira do setor.  Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019, chegando agora à Linha de Ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, trazendo mais ganhos de eficiência e produtividade para a Empresa, acelerando o atendimento aos clientes da marca.

“A inauguração da Nova Fábrica 4.0 de Chassis de Ônibus coloca nossa planta brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial”, diz Till Oberwörder, Chefe Mundial da Daimler Buses. “Essa conquista reafirma a importância estratégica da Mercedes-Benz no Brasil como o maior mercado de ônibus para o Grupo Daimler no mundo, onde temos uma liderança histórica e destacada. Além disso, reforça seu papel como Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz”.

Tecnologia 3D otimizou a construção da nova linha de produção

A tecnologia 3D e de simulação virtual foi uma grande aliada durante todo o processo. “A Nova Linha de Produção de Chassis de Ônibus foi planejada em softwares de simulação e 3D. O projeto foi desenvolvido para verificar a funcionalidade e a capacidade, assegurando o melhor conceito de cada equipamento e processo”, diz Sérgio Magalhães, Diretor Geral Ônibus América Latina. “Saímos de uma fábrica virtual no computador para a fábrica real com mais assertividade, otimizando a execução da obra. E o mais desafiador: conseguimos construir a Nova Linha sem interromper a produção. Ou seja, trocamos o pneu com o ônibus andando, não deixando de atender os pedidos dos nossos clientes do Brasil e dos mercados de exportação”.

Sérgio Magalhães destaca que a Nova Linha de Chassis de Ônibus assegura mais qualidade de vida, ergonomia, segurança e inclusão para os colaboradores. “Esse é um dos benefícios mais importantes da evolução 4.0 nas nossas áreas de produção. O colaborador ganha um ambiente de trabalho que favorece a produtividade, com novas ferramentas inovadoras que agregam valor ao seu crescimento profissional. Além disso, a Nova Linha é também mais sustentável, reduzindo o consumo de energia elétrica, papel e água, contribuindo assim para a preservação de recursos naturais e do meio ambiente, pensando no futuro das novas gerações e da sociedade como um todo”.

Colaboradores estão no comando da Nova Fábrica de Chassis de Ônibus

Assim como ocorreu nas áreas de Caminhões e Cabinas, a tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem e Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, também passam a ser realidade na Nova Linha de Chassis de Ônibus. Os colaboradores foram fundamentais para desenvolverem, junto com todo o time, essas tecnologias. E agora, eles que estão no comando, obtendo altos padrões de qualidade e produtividade, além da maior flexibilidade para atendimento às demandas dos clientes.

A Nova Linha de Chassis de Ônibus traz ainda mais ganhos para todos. Ela é 12% mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas. Além disso, alcança 20% de ganho de eficiência logística, devido à redução de armazéns de peças de 8 para 2, ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45% e à redução do armazenamento de componentes de 7 para no máximo 5 dias. “Isso se traduz em agilidade, eficiência e produtividade e nos deixa muito entusiasmados frente a muitos outros ganhos que ainda temos a somar com a evolução constante de nossa fábrica”, afirma Karl Deppen.

Outro aspecto muito importante associado ao avanço da Indústria 4.0 na Mercedes-Benz é que os próprios colaboradores têm participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho, que oferece melhor ergonomia e segurança, trazendo reflexos muito positivos em produtividade.

Foram três anos entre desenvolvimento e construção da Nova Linha de Ônibus, que concentra a montagem dos chassis, desde os micros aos pesados e articulados, além da logística de peças, num sistema moderno, integrado e inteligente de gerenciamento da produção.