Pelo sétimo ano consecutivo, o chassi OF 1721 da Mercedes-Benz é o ônibus mais vendido do Brasil. No volume total de 2019, foram 3.533 unidades emplacadas, um crescimento de cerca de 23% sobre as 2.875 comercializadas em 2018.
“O OF 1721 reafirma assim a sua posição de best-seller do mercado brasileiro, com sete anos de ampla preferência dos clientes. Somente o OF 1721 respondeu por cerca de 17% de todo o volume de ônibus comercializado em 2019 no País, que superou as 20.700 unidades no segmento acima de 8 toneladas de PBT, considerando todas as marcas e modelos de urbanos e rodoviários”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus daMercedes-Benzdo Brasil. “Com isso, o OF 1721 contribui de forma importante para nossa expressiva participação de 76% nas vendas de ônibus urbanos, o que reforça a liderança absoluta da marca nesse segmento”.
De acordo com o executivo, as renovações e ampliações de frota puxaram as vendas do OF 1721 em 2019, principalmente para o transporte coletivo urbano de grandes capitais, como em Curitiba e no Rio de Janeiro.
A preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros, alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição.
Em 2019, a Mercedes-Benz manteve sua tradicional liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado do ano, a marca emplacou 11.150 unidades, volume 50% superior às 7.460 unidades do mesmo período de 2018. Com isso, conquistou 54% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total.
“As renovações e as ampliações de frotas do transporte coletivo urbano puxaram as vendas do setor em 2019”, explica Walter Barbosa. “Vale destacar o emplacamento de 6.723 ônibus da marca neste segmento, alcançando a liderança em urbanos com 76% de market share. Esse volume de vendas é 45% maior em relação às 4.636 unidades do ano passado”.
No segmento rodoviário, o primeiro lugar da Mercedes-Benz foi consolidado com 54% de participação de mercado, com o emplacamento de 2.024 unidades e crescimento de 12% no volume de vendas frente às 1.805 unidades do mesmo período de 2018.