Merck lança ação interativa para conscientizar público sobre detecção precoce do diabetes

Foto: divulgação Merck

A Merck, líder global em ciência e tecnologia, apostou na irreverência para chamar a atenção sobre o pré-diabetes e o diabetes, no mês que marca o 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. Na campanha “Quem Procura, Se Cuida”, uma ação com câmera escondida convidou as pessoas que caminhavam no Viaduto do Chá, ponto clássico no centro de São Paulo, a entrar em uma tenda mística para uma experiência lúdica. A iniciativa despertou curiosidade e incentivou a reflexão sobre a saúde, destacando a importância do acompanhamento médico e de exames regulares para a detecção precoce do pré-diabetes e diabetes.

Assista ao filme aqui:  https://youtu.be/8Kau1YaStMk 

A ação também incluiu um baralho místico personalizado, inspirado na dinâmica do tarô, mas com personagens e situações que representam fatores de risco e de prevenção do pré-diabetes. A proposta é que o baralho sirva como uma ferramenta leve, lúdica e que ajude a provocar reflexões importantes em relação ao nosso cuidado com a saúde. O baralho está disponível gratuitamente para download na página da campanha www.quemprocurasecuida.com.br, onde há também um teste de risco que aponta a chance de desenvolver a doença, com base em perguntas simples.

“Nós, na Merck, entendemos a necessidade de abordagens criativas e envolventes para aumentar a conscientização sobre uma condição que já é muito conhecida, mas ainda negligenciada. Buscamos com a campanha ir além da informação, criando uma experiência emocional que de fato incentive as pessoas a refletirem sobre seu futuro, buscarem um médico e cuidarem preventivamente da saúde,” declarou Maria Augusta Bernardini, diretora da área Médica da Merck no Brasil e América Latina. “A mensagem é simples: não espere por sinais ou sintomas. Seja proativo, vá ao médico e faça exames.”

Alinhada ao compromisso da empresa, a ação promoveu a conscientização sobre a importância da detecção precoce e da prevenção do diabetes, uma condição que afeta mais de 15.7 milhões de brasileiros – sendo que cerca de 5 milhões desconhecem que têm a doença¹. Além disso, o pré-diabetes, estágio clínico que antecede o diabetes tipo 2, pode já ter atingido mais de 17 milhões de pessoas no país1. Vale destacar que 47% dos pacientes com diabetes não receberam um diagnóstico prévio de pré-diabetes, o que poderia ter evitado o desenvolvimento da doença, quando o quadro já é irreversível.

Uma atriz foi escalada para interpretar uma jovem mística, oferecendo atendimentos gratuitos. Quem aceitava entrar na tenda recebia “previsões” divertidas, mas também alertas sobre os fatores de risco e a importância de cuidar da saúde. As previsões convidavam, de maneira leve e criativa, para a realização de uma avaliação médica e dos exames preventivos. Por exemplo, o doceiro, “que representa as tentações exageradas do açúcar e alimentos processados”; ou o medo, “que te impede de ir atrás da informação para se cuidar”.

A iniciativa faz um alerta para as pessoas de que, quando se trata do pré-diabetes, adivinhar não é suficiente. A detecção precoce e a consulta médica são essenciais para prevenir o avanço da doença. O Brasil é o sexto país com mais casos de diabetes no mundo, e cerca de 70% dos pacientes só descobrem a condição após o surgimento de complicações.

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido quando detectado precocemente, no estágio chamado de pré-diabetes4. No entanto, muitas pessoas desconhecem seu risco ou evitam buscar ajuda médica até que seja tarde demais e 50% desses pacientes desenvolvem diabetes em 5 anos. A nova campanha visa ajudar a mudar essa narrativa, enfatizando e alertando que entender o estado de saúde com antecedência pode fazer toda a diferença, e que não se deve ter medo de achar alguma alteração nos exames, já que o importante é saber como está a saúde, e poder se cuidar precocemente.

O pré-diabetes é uma condição menos conhecida, que antecede o diabetes tipo 2, mas que quando diagnosticada e tratada pode ser controlada, evitando o desenvolvimento do diabetes. Ao chamar a atenção para o pré-diabetes, a empresa espera reduzir o número de pessoas que avançam para um quadro irreversível e também permitir que quem já tem diabetes tipo 2 receba o diagnóstico e possa receber os cuidados adequados.