A Mercedes-Benz do Brasil apresenta ao público, nesta semana, o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Com pré-lançamento realizado de forma virtual no ano passado, devido à pandemia, o novo membro da consagrada família O 500 está exposto no estande da marca na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina.
Além da exposição do chassi eO500U no estande, um ônibus elétrico encarroçado está disponível para demo-drive aos visitantes da Lat.Bus, num circuito criado na área externa do pavilhão da feira.
“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pioneirismo e inovação de 65 anos da Empresa no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. Estamos muito orgulhosos e felizes. E é muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.
Suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini.
Os concessionários Mercedes-Benz estão treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado aos clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.
“Todos, enfim, terão apoio total na transição para o elétrico, com a qualidade e a credibilidade da Mercedes-Benz e com expertise local e global da Daimler Buses”, destaca Roberto Leoncini. “Aliás, nós já criamos uma equipe de eMobility que vai centralizar todas as ações ligadas a esse novo produto e segmento de mercado. As empresas Enel X, Engie, Raízen, VG Mobility e WEG, por exemplo, já estão com a Mercedes-Benz na implantação da infraestrutura de recarga e no fornecimento de energia elétrica para atender nossos clientes. Agradeço aos parceiros por estarem conosco nessa jornada, afinal, ninguém faz nada sozinho. É muito bom contar neste projeto com a experiência e competência de empresas especializadas”.
A linha de produção de chassis de ônibus, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com conceitos da Indústria 4.0, está totalmente preparada para o ônibus elétrico, tendo capacidade para atender o mercado interno e as exportações para países da América Latina e Oceania.
“Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023. Com o lançamento do ônibus elétrico, a Mercedes-Benz traz uma contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e a descarbonização, seguindo os pilares ESG no Brasil”.