Referência na fabricação de produtos para as áreas de segurança em máquinas e automação industrial, a multinacional alemã, Pilz do Brasil expande seu portfólio lançando no mercado novas linhas de cortina de luz, a PSENopt II e a PSENopt slim.
A PSENopt II apresenta como principais características técnicas o fácil diagnóstico por LED (reduzindo o tempo de parada), codificação integrada e alta resistência a choques, sendo indicada nas aplicações com robôs, máquinas de embalagem e prensas.
Já as cortinas de luz PSENopt slim são apropriadas para áreas com problemas de espaço em máquinas e intervenções cíclicas como, por exemplo, nos trabalhos de embutimento, ou na colocação e retirada de materiais. Analisadas individualmente, as cortinas de luz da Pilz do Brasil oferecem aos usuários facilidade na instalação, mais eficiência e confiabilidade.
“As novas soluções atendem as categorias de segurança flexíveis necessárias, capazes de não limitar o manuseio nem a produtividade”, distingue o diretor geral da Pilz do Brasil, Pedro Medina, discorrendo sobre a funcionalidade da cortina de luz. Sua afirmação diferencia o produto, uma vez que a função básica do mesmo consiste em proteger as áreas definidas contra qualquer intervenção. “Na realidade, tem um princípio simples de emissor/receptor, formado por raios infravermelhos únicos e invisíveis. Se um ou vários desses raios forem entrecortados, as movimentações potencialmente perigosas recebem um comando e param de operar, garantindo a segura do processo”, explica.
Além dos recursos de segurança como a proteção dos dedos, das mãos e do corpo, as cortinas de luz são flexíveis e possuem características especiais e, dependendo da versão, podem realizar uma diversidade de funções adicionais, tais como: muting, blanking e ligação em cascata. Desse modo, a cortina de luz pode ser ajustada às demandas desejadas, conforme as necessidades das empresas.
“É fato que a cortina de luz é uma solução de segurança imprescindível nas áreas de produção e logística, principalmente quando há necessidade de movimentação de materiais de modo contínuo, ou ainda numa interação entre pessoas e máquinas”, enfatiza Medina.
Ainda de acordo com o executivo, a evolução tecnológica tornou as cortinas de luz de segurança ainda mais próximas das áreas de risco, graças aos tempos de reação extremamente curtos e à ausência de pontos cegos. Elas são consideradas padrões no segmento de soluções de segurança, contendo cabeamento simples e com rápida instalação de funcionamento.
Para o portfólio de cortinas de luz, a empresa dispõe do software PSENopt Configurator. Da instalação até as funções como muting, blanking e ligação em cascata, a configuração das barreiras de luz é realizada com uma única ferramenta. Também é possível fazer um diagnóstico rápido e objetivo, além de rastrear imediatamente o local e a causa de uma interrupção. Pode-se também ler a memória de erros com mensagens claras de texto. Todos esses recursos da ferramenta reduzem os tempos de parada e aumentam a disponibilidade da instalação.