Porto Itapoá anuncia Fase IV de expansão com Investimentos de R$ 500 milhões

Foto: divulgação Porto Itapoá

O Porto Itapoá está dando início à sua Fase IV de expansão, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. Esse projeto é mais um passo no crescimento contínuo do Terminal  consolidado entre os quatro maiores do Brasil que planeja ser o maior e mais eficiente da América do Sul até 2033.

Localizado na Baía da Babitonga, em Santa Catarina, o Porto Itapoá tem um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática de 31 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e sua capacidade de movimentar até 1,8 milhão de TEUs por ano. O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Felipe Fioravanti Kaufmann, explica que na nova fase, a infraestrutura será ampliada ainda mais para atender à crescente demanda, tanto no cenário nacional quanto internacional. “A expansão incluirá 120 mil m² adicionais ao pátio. Além disso, estão previstas novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar a eficiência e a sustentabilidade do terminal”, diz.

Entre os novos investimentos, destaca-se a aquisição de mais um portêiner — equipamento essencial para a movimentação de contêineres em navios de grande porte, o oitavo da frota de Itapoá. “Em agosto deste ano consolidamos a estrutura de funcionamento completo do sétimo portêiner e já tivemos um incremento de 15% de produtividade”, relatou Kaufmann.

O cais, estrutura onde atracam os navios, também deve ser ampliado em breve, ganhando mais 400m de comprimento, somando-se aos atuais 800m, o que permitirá a atracação de três navios de porte maior. Felipe Kaufmann revela que que a ampliação já está licenciada pelo Ibama e que a obra deve seguir um cronograma estratégico.

Ainda no pacote de modernizações, serão adquiridos 12 RTGs (guindastes sobre pneus) operados por controle remoto. Atualmente, o Porto Itapoá já conta com 10 RTGs controlados remotamente, sendo o primeiro terminal portuário da América do Sul a contar com essa tecnologia. “Estes guindastes são híbridos o que, além de reduzir o consumo de combustível, também diminui as emissões de carbono”, completa Kaufmann. O Terminal conta ainda com outros 17 RTGs convencionais.

Também serão adquiridos nove terminal tractors (TTs), caminhões que movimentam contêineres no pátio e cais. Atualmente, o Terminal conta 49 TTs, sendo 20 deles elétricos, a maior frota do Brasil de TTs elétricos. “Esses TTs são carregados com energia 100% renovável, alinhando-se à política de sustentabilidade do Porto Itapoá”, reforçou o diretor.

A ampliação também inclui 1.080 novas tomadas refrigeradas, totalizando 4.038 pontos para contêineres reefers, consolidando Itapoá como o terminal com o maior número de tomadas reefer em Santa Catarina e o segundo maior do Brasil.