Projeto Rede Esporte qualifica profissionais do esporte e gestores da sociedade civil

Foto: Divulgação / REMS.

Formado por 127 instituições, inclusive o Instituto Barrichello, o Grupo de Trabalho REMS (Rede Esporte Pela Mudança Social) é o idealizador da iniciativa “Projeto Rede Esporte – Treino Social”. O objetivo é qualificar profissionais que atuam com esporte e atividade física e gestores de organizações da sociedade civil em 5 regiões do Brasil para que possam melhorar sua atuação na promoção do esporte educacional com foco no desenvolvimento humano por meio de encontros de capacitação pedagógica e de workshop na área de gestão e elaboração de projetos.

No Brasil, 100,5 milhões de pessoas acima de 15 anos não praticaram nenhum tipo de exercício em 2015, o que corresponde a 62,1% da população, segundo o IBGE. Já 81% dos jovens entre 11 e 17 anos não praticam atividade física suficiente (pelo menos 60 minutos diários). Além disso, uma pesquisa realizada pela revista médica “The Lancet” mostrou que o gasto com sistemas de saúde mundial e os anos perdidos de trabalho por morte precoce chegou a US$ 67,5 bilhões – cerca de R$ 217,5 bilhões.

Com foco em mudar esse cenário o Projeto visa fortalecer as lideranças de instituições para que se possa ampliar o número de projetos a serem desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis do Brasil; disseminar o modelo pedagógico Treino Social junto a professores de educação física, estudantes e treinadores; e fortalecer uma rede de educadores/treinadores e lideranças por meio de encontros periódicos a distância e in loco.

O projeto conta com o apoio de uma série de instituições como a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), a Deutsche Sporthochschule Köln e o Deutscher Fussbal-Bund e busca o suporte de mais instituições e empresas. Interessados podem encontrar mais informações no site www.rems.org.br ou pelo e-mail wiliamm@institutobarrichello.org.br.