Representantes da Aldeias Infantis SOS são recebidos pelo Rei e Rainha da Espanha

Foto: Divulgação / Aldeias Infantis SOS.

Grupo de representantes das Aldeias Infantis SOS Espanha e cinco jovens acolhidos foram recebidos pelo o Rei e Rainha da Espanha no Palácio Zarzuela. O Rei Felipe é presidente honorário da Aldeias Infantis SOS Espanha desde 1981. 

Pedro Puig, presidente da Aldeias Infantis SOS Espanha, apontou para a realeza que 2020 será um ano crucial para as crianças. As Nações Unidas colocaram em foco as crianças que perderam ou correm o risco de perder os cuidados parentais através de uma resolução histórica aprovada em dezembro passado, reconhecendo – pela primeira vez – o quão vulneráveis ​​estão as crianças que não podem viver com seus pais e passaram a adotar medidas para garantir sua proteção. Na Espanha, existem 49.985 crianças vivendo sem cuidados parentais e mais de 300.000 em risco de perda dos vínculos familiares.

“Nós, queremos disponibilizar ao Estado a nossa experiência de mais de 70 anos no cuidado infantil para contribuir com a implementação desta resolução. Nossa experiência mostra que quando as crianças são separadas de seus pais, cuidados alternativos de qualidade podem melhorar suas vidas e quebrar o ciclo geracional de separação e abandono “, explicou Pedro Puig.

Javier Saiz, um desses jovens, entrou na Aldeia da cidade de Cuenca aos 10 anos, junto com seu irmão, depois que os serviços sociais decidiram que a situação familiar deles não era boa. O jovem afirma que ali encontrou o cuidado, a proteção e a segurança de que precisava. 

“Aprendi a confiar em mim mesmo, a ser mais independente e saí de lá pronto para o mundo. Tive apoio para continuar meus estudos e hoje posso dizer com orgulho que meu sonho se tornou realidade”. Javier acabou de se formar em Direito pela Universidade de Granada e agora está se preparando para a Administração Pública.

Javier também enfatizou os 18 anos – uma idade que é um marco na vida desses jovens, pois essa é a idade legal em que meninos e meninas sob custódia do Estado precisam deixar o sistema de proteção.

“O processo de saída dos programas de acolhimento é muito importante para os jovens e para os profissionais de cuidado direto. Ele deve ser o reflexo do trabalho de profissionais qualificados e do investimento efetivo do Estado para garantir que nós, jovens, estejamos preparados para uma vida independente”, disse Javier.

Pedro Puig afirmou: “No entanto, quando atingem a maioridade esses jovens geralmente passam por uma transição rápida e forçada para a idade adulta, sua vida independente começa aos 11 anos – antes da média dos jovens espanhóis – ficando assim em clara desvantagem em comparação com seus pares, contribuindo para uma grande lacuna no sistema escolar e no mercado de trabalho, tornando-os um dos grupos sociais mais vulneráveis.” No ano passado, 4.125 jovens atingiram a maioridade e tiveram que enfrentar a saída do sistema de proteção em nosso país.

Portanto, esses jovens estão exigindo uma série de medidas para que a transição para a idade adulta seja um processo ponderado e bem-sucedido. Suas demandas incluem garantir que os jovens em cuidados alternativos tenham os mesmos direitos, suporte e acesso a serviços que os demais; ter um profissional de saúde por jovem de 16 a 24 anos; garantir o direito dos jovens acima de 18 anos para o acesso a serviços sociais; e garantir que irmãos fiquem juntos quando um deles for maior de idade.

Além de Pedro Puig e dos cinco jovens, este evento contou com a presença de Juan Belda, Presidente-Fundador da Aldeias Infantis SOS Espanha, Javier Fresneda, Vice-Presidente, e María del Mar Líndez, Head de Cuidados na Infância, Juventude e Família da SOS Espanha .

Desde o início, as Aldeias Infantis SOS Espanha têm sido apoiada pela Família Real. Em 1967, para oferecer um lar para crianças sem cuidado parental, a princesa Sofia abriu em Barcelona a primeira Aldeias Infantis SOS do país. Em 1985, já como rainha, Sofia inaugurou mais uma Aldeia, em Madri. Durante a cerimônia no Palácio Zarzuela, Pedro Puig, presidente da Aldeias Infantis da SOS Espanha, agradeceu o Rei pelo “apoio da Família Real à SOS ao longo de todos esses anos”.

Em 2016, a Aldeias Infantis SOS Espanha recebeu o prêmio Princess of Asturias de la Concordia pelo Rei Felipe e pela Rainha Letizia. Um ano depois, o Rei Felipe recebeu o Conselho de Administração para comemorar o 50º aniversário da  Aldeias Infantis SOS Espanha.