O Grupo Rhenus fez grandes mudanças para reequipar dois rebocadores de canal operados pela Deutsche Binnenreederei (DBR), para que agora tenham motores de estágio V. Eles estão, portanto, prontos para acomodar requisitos futuros. O trabalho de modernização está a decorrer como parte do plano voluntário de desenvolvimento contínuo da frota Rhenus para cumprir os objetivos de proteção climática.
Esta medida é apenas uma das muitas que estão a ser introduzidas no âmbito do processo de reequipamento abrangente de toda a frota com motores de última geração. Embora a nova construção de navios mais sustentáveis movidos a hidrogénio seja um projeto de longo prazo, o Grupo Rhenus está a modernizar cada vez mais navios mais antigos com tecnologia mais moderna e, portanto, mais amiga do ambiente a curto prazo. Os dois rebocadores de canal, RSPSB146 e RSPSB153, construídos na década de 1970, são os primeiros a passar por esse processo; eles estão sendo equipados com a mais recente tecnologia de motores disponível no mercado no momento.
Demorou cerca de dez meses para converter as duas embarcações. Os motores antigos foram substituídos por modernos geradores a diesel fabricados pela SCANIA e Caterpillar – são motores de caminhões, também certificados para uso a bordo de embarcações de navegação interior. Eles operam com tratamento de gases de escape de estágio 5 e garantem que as partículas que prejudicam o meio ambiente não consigam mais chegar ao ar. Isto significa que a Rhenus está a conseguir uma redução da poluição causada por partículas em até 40 por cento. Os motores têm potência de 740 kW, o que representa o triplo do desempenho das unidades anteriores. A casa de máquinas foi completamente destruída e reformada para criar espaço para motores significativamente maiores. Todas as bombas, equipamentos eletrônicos e subconjuntos antigos deram lugar aos mais modernos componentes eletrônicos e a um moderno gabinete de controle. O novo motor está encapsulado em um invólucro Silence Pack e funciona de forma muito silenciosa, para que a tripulação a bordo possa descansar à noite. Um novo trem de força com rolamentos axiais e vedações de eixo foi adicionado e o sistema hidráulico do leme foi totalmente atualizado. As duas embarcações continuarão a operar nas vias navegáveis interiores da Alemanha Oriental. “A maioria das embarcações operadas pelas empresas alemãs de navegação interior tem entre 30 e 50 anos. Isso se aplica ao nosso também. Descartá-los não faz absolutamente nenhum sentido, especialmente porque é muito simples reinstalá-los de maneira adequada. É exatamente isso que pretendemos fazer com o nosso programa intitulado Transporte fluvial alemão – evoluindo para o futuro ”, afirma Thomas Kaulbach, Diretor Geral da Rhenus PartnerShip.
Ainda este ano, a Rhenus apresentou os primeiros navios emblemáticos de uma nova geração de frota de baixas emissões para fornecer transporte fluvial sustentável no futuro. As combinações de batelões operam de forma confiável com um trem de força movido a hidrogênio e baterias elétricas, mesmo se houver uma corrente forte. A Rhenus também continua a desenvolver a sua frota de curta distância. A Rhenus e a Arkon Shipping projetaram em conjunto cinco novos navios para o transporte de mercadorias perto da costa.