Só na primeira fase, projeto gera 300 novos postos de trabalho e tem a missão de desenvolver e acelerar novas soluções e ferramentas digitais utilizadas pelo banco e seus clientes
O campus de inovação Onovolab, sediado em São Carlos, anuncia a inauguração do novo centro de pesquisa e desenvolvimento do Santander Tecnologia e Inovação, braço tecnológico do banco Santander. Nesta primeira etapa, o projeto gerou 300 novos empregos dedicados ao desenvolvimento de novas soluções e a acelerar a evolução das ferramentas digitais utilizadas pelo banco e seus clientes. A inauguração contou com a presença do CEO do Santander Brasil, Sergio Rial, além dos fundadores do Onovolab, Leandro Palmieri e Anderson Criativo.
Para Anderson Criativo, sócio fundador e CEO do Onovolab, o Santander é uma empresa consciente da necessidade e das dificuldades que envolvem o processo de transformação digital. “Há a questão tecnológica evidente, mas há um forte aspecto cultural envolvido. Nesse contexto, trata-se de um desafio extremamente relevante participar ativamente de um processo desse porte para uma instituição forte como o Santander”, afirma.
O executivo acrescenta ainda que o investimento do Santander também revela a força do interior como polo de tecnologia e inovação. “São Carlos já vem se destacando como referência em tecnologia nos últimos anos, mas sempre que um novo projeto se inicia reforça a tendência de que as grandes empresas estão migrando partes estratégicas das suas operações para o interior, especialmente quando o assunto é tecnologia e inovação”, pontua.
A título de exemplo, só no Onovolab estão sediadas mais de 70 startups, algumas delas com forte tração de mercado, como a Stoq (comprada recentemente pelo Magazine Luiza), a Mobile e a belga ivex. Entre as grandes empresas que buscam inovação, constam nomes como Cielo, Mapfre, Philip Morris, Electrolux, Roche, Santander e Ambev, além é claro do Santander.