O Santander Brasil, em uma parceria inédita com a Unicamp, criará um hub de inovação aberta e desenvolvimento de tecnologias digitais. Com investimento de R$ 2,5 milhões no projeto, entre pesquisa e infraestrutura, o Santander Universidades, unidade de negócios do Santander Brasil voltada para a educação, financiará 9 pesquisadores de mestrado e 8 de doutorado da Unicamp por meio de um ecossistema formado a partir do Instituto de Computação (IC). O objetivo é promover o avanço em estudos que levem ao aprimoramento na relação com o consumidor final e a geração de talentos profissionais.
As linhas de pesquisas apoiadas buscarão soluções inovadoras e melhorias em ferramentas digitais baseadas em inteligência artificial, aprendizado de máquina, redes complexas, entre outras. As iniciativas podem ser utilizadas para compreender melhor os clientes, melhorando o atendimento e oferta de produtos. As pesquisas poderão ainda contribuir para a validação de documentos e processos mais seguros e ágeis.
“O Santander é uma plataforma financeira muito voltada à inovação, através da construção de uma cultura única, intraempreendedora e disposta a olhar o novo ou o atual com novos olhares, de forma permanentemente crítica. Essa cultura aguerrida, com vontade de fazer e muito focada em crescimento rentável, leva as equipes a buscarem desenhos de redes mais amplos. Por isso criamos o Santander Hub Unicamp, cujo objetivo maior reside na nossa aspiração de nutrir novas células de desenvolvimento tecnológico. Neste caso uma nova célula, com um olhar a dados, sem abrir mão da importância da postura ética na gestão do novo mundo de dados, preparados a aprender sempre, entre equipes, e a partir dos algoritmos. Aqui pensamos que os algoritmos não deverão ser usados tão simplesmente para nos dar respostas direcionadas ao consumidor, mas sim alternativas múltiplas de escolhas. Não poderíamos estar mais felizes com a parceria com uma das melhores universidades do Brasil, a Unicamp. Acreditamos muito em parcerias com os melhores centros de ciência do País e o setor privado. Já nessa parceria, tivemos uma grande satisfação na concessão de duas bolsas de doutorado a dois grandes talentos da Unicamp. Que venham muitas mais”, afirma Sérgio Rial, Presidente do Santander Brasil.
Outra frente de desenvolvimento do hub estará voltada para o capital humano, por meio da capacitação e engajamento dos colaboradores do Santander e de toda a comunidade acadêmica. Para fortalecer esta frente, serão oferecidos regularmente workshops entre profissionais do Santander, alunos e pesquisadores da Unicamp com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos bem como discussões sobre possíveis melhorias. Além de eventos de recrutamento, feiras e hackathons.
“Este é mais um passo na consolidação de uma parceria da Unicamp com o Banco Santander, que tem apoiado diversas iniciativas de internacionalização e de extensão e cultura no âmbito da Universidade. O apoio do Banco em pesquisas aplicadas, em conjunto com o Instituto de Computação e outras unidades, trará imensos benefícios para todos os envolvidos, focando em pesquisas de ponta e formação de recursos humanos de alta qualidade e contribuindo para o ecossistema de inovação da região e do país”, explica o professor Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp.
Para mais informações, acesse a matéria na íntegra: http://bit.ly/3bNSm6W