Sintéticos respiráveis base água têm colaboração entre Covestro e Trans-Textil

Foto: Têxteis revestidos AQUAIR® são respiráveis, à prova d’água e permitem grande personalização em áreas de aplicação. / Divulgação Covestro.

Com o nome comercial AQUAIR®, a Trans-Textil GmbH apresenta ao mercado têxteis revestidos altamente respiráveis com base em componentes de fórmula puramente aquosa e sem solvente da Covestro. Por meio de um desenvolvimento conjunto e exclusivo, as duas empresas estabeleceram as bases para uma linha de produtos funcionais, que também se concentra em aspectos ecológicos.

“A estrutura microporosa dos sintéticos é permeável ao vapor de água e oferece o maior conforto possível em combinação com tecidos selecionados individualmente”, explica Matthias Krings, diretor geral da Trans-Textil. “Em combinação com outras camadas funcionais, os produtos criados nessa base também são caracterizados por sua considerável liberdade de design em termos de estrutura, cor e propriedades técnicas”.

A vantagem do Poliuretano

“O revestimento de poliuretano é particularmente resistente à abrasão e respirável, mas em combinação com os sistemas de membrana da Trans-Textil também pode ser projetado à prova d’água e à prova de vento”, acrescenta Thomas Michaelis, especialista em tecidos revestidos da Covestro. “Ele foi desenvolvido com base em nossa tecnologia base água sustentável INSQIN®, o que também significa que a produção de tecidos revestidos requer até 95% menos água e 50% menos energia do que processos anteriores baseados em solventes”. Como resultado, esta tecnologia foi premiada com o selo Solar Impulse Efficient Solutions como uma solução economicamente viável e ambientalmente amigável.

Essa combinação de propriedades junto com o extenso portfólio de sistemas de membrana, substratos e tecnologias têxteis da Trans-Textil possibilita aos seus clientes uma ampla gama de produtos sofisticados e individuais. As opções incluem desenhos em relevo em looks de couro clássicos ou exóticos, estruturas têxteis ou padrões técnicos, coloração flexível e uma ampla seleção de substratos têxteis e sistemas espaçadores baseados em tecidos, malhas ou não tecidos, com os quais o AQUAIR® pode ser combinado em compósitos de multicamadas funcionais.

Em combinação com as tecnologias da Trans-Textil, as dispersões de poliuretano totalmente base água e sem solventes das séries Impranil® e Impraperm®, desenvolvidas pela Covestro, permitem propriedades respiráveis sem precedentes com um nível de conforto e funcionalidade que excede em muito o padrão dos tecidos revestidos. As propriedades repelentes à água já estão integradas aos materiais, o que significa que nenhum acabamento adicional com substâncias nocivas, como compostos perfluorados e polifluorados (PFCs), é necessário.

Foto: Divulgação / Covestro.

Uso versátil para calçados, roupas para atividades ao ar livre, lazer, esportes e móveis

Desta forma, o AQUAIR® pode ser usado para projetar componentes de calçados, roupas de lazer, esportes e atividades ao ar livre, bolsas e acessórios, além de estofados e móveis. A combinação flexível com outras camadas funcionais se adequa aos requisitos da aplicação, bem como às demandas técnicas e de design dos clientes, mesmo para pequenas séries ou amostras. A produção como material em rolo é a base para o uso ideal do material em roupas pré-fabricadas.

Como um componente projetado para aumentar o conforto dos sapatos, a alta permeabilidade ao vapor de água do AQUAIR® contribui para a regulação ativa do microclima no interior do calçado. Sua permeabilidade é preservada mesmo em combinação com um sistema de membrana funcional à prova d’água, que a Trans-Textil também oferece como uma opção para produtos base água.

A tecnologia lavável garante a maior liberdade de movimento possível nas roupas, devido ao seu alto grau de elasticidade. Como coberturas para móveis, os produtos não apenas são recomendados pela resistência à abrasão, mas também em termos de transpiração reduzida nas áreas do assento e do encosto, resistência a manchas e facilidade de manutenção. O AQUAIR® também
pode ser laminado com espumas para estofamento, se necessário. Isso resulta em sistemas multicamadas baseados em tecidos, com altos padrões de desempenho e ecologia.

Além disso, as duas empresas também desenvolveram fitas de vedação (com adesivo PU base água) para todos os tipos de laminados. As fitas de TOPAZ fornecem impermeabilidade  superior  e permitem o uso constante em tecidos funcionais de alta qualidade, por exemplo, laminados para calçados, roupas de trabalho, roupas para atividades ao ar livre, de lazer e esportivas, bem como em roupas técnicas. As fitas podem ser personalizadas em termos de propriedades técnicas, dimensões e design. Uma de suas principais características, é a resistência em lavagens industriais com temperaturas de até 60º C.