Stihl apoia websérie sobre a importância do manejo sustentável

Foto: Divulgação – STIHL

A atuação do programa Florestas Comunitárias na Reserva Extrativista Arióca Pruanã, localizada no município de Oeiras do Pará (PA), é tema da websérie “Ideias que Florescem na Amazônia”. O programa socioambiental, que tem como objetivo a capacitação técnica para a realização do manejo florestal sustentável, é realizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) com o apoio da STIHL.

A iniciativa mostra como a atividade é capaz de proteger e perpetuar a floresta para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que gera renda para a comunidade local.

Com apresentação da jornalista Paula Varejão, o conteúdo conta com cinco episódios, que serão lançados semanalmente no canal da STIHL no YouTube. A produção do conteúdo foi realizada pela Eyxo Estratégias de Inovação.

Assista a todos os episódios:  https://www.youtube.com/STIHLBrasil  

O engenheiro florestal e coordenador do Programa Florestas Comunitárias do IFT, Marcelo Galdino, explica o que é e qual a importância do manejo sustentável. “É uma forma de administrar e extrair recursos florestais e, ao mesmo tempo, preservar a natureza, respeitar as comunidades e gerar renda. Mediante um plano sustentável, apresentado ao órgão licenciador, neste caso o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), apresenta-se as diretrizes do trabalho: como será a extração e o levantamento das árvores; onde estão as áreas de preservação permanentes e as áreas produtivas; quais espécies serão exploradas; entre outras informações técnicas. Por exemplo: a cada seis árvores presentes na floresta, pode-se explorar uma, para que a floresta mantenha sua capacidade de regeneração. Assim, mostramos que é possível exercer a vocação das comunidades locais e trabalhar com os recursos naturais sem degradar o meio ambiente”, conceitua.

O gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da STIHL, Raul Kriedte, destaca a importância de exaltar um projeto tão relevante sob o ponto de vista da sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico local. “O objetivo do projeto e desta união de forças entre STIHL e IFT é melhorar o processo do manejo sustentável florestal, contribuindo com a preservação e qualificando a atuação do uso dos recursos naturais. A websérie é um formato estratégico para expor e compartilhar a importância e os detalhes da iniciativa, além do impacto positivo nos envolvidos no processo, sejam os profissionais atuantes ou a comunidade local como um todo. É uma oportunidade de ampliar a visibilidade da ação para disseminar conhecimento sobre o tema do manejo sustentável com cunho informativo e educativo”, relatou.

Kriedte ainda explica como se dá parceria com o IFT: “A STIHL está conectada com o IFT há mais de 20 anos, realizando capacitação técnica aos profissionais locais que atuam no manejo sustentável de florestas e, desta forma, na conservação da região amazônica, para que possam executar um trabalho mais seguro, responsável e consciente”. Além da capacitação, a STIHL doa equipamentos para a realização dos trabalhos e também contribui para a melhoria da estrutura da comunidade, inclusive, com a aquisição e entrega de uma lancha para transporte de carga e pessoas da Resex Arióca Pruanã para outras regiões próximas via modal aquaviário.

Além do manejo da madeira, o açaí é um importante produto comercializado pela comunidade. O cultivo sustentável do açaí nativo busca o equilíbrio ecológico ambiental dentro do processo. “O entorno do açaizeiro, também conhecido por palmeira-açaí, necessita de árvores e outras espécies, bem como de abelhas para realizar a polinização e contribuir para aumentar a produção da planta”, explica o técnico instrutor sênior do IFT, César Pinheiro. O fruto passou por um crescimento de utilização nos últimos anos: “Na década de 90, o consumo de açaí era local. Passou-se para uma escala nacional na virada do século e, atualmente, estamos diante de uma demanda global”, complementou Pinheiro. Diante deste processo, o programa Florestas Comunitárias auxiliou na criação Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex Arióca Pruanã para profissionalizar e desenvolver a produção, colheita e a comercialização do açaí e da madeira localmente – a preços justos que garantem renda à comunidade.

O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com foco em questões florestais. Com a experiência adquirida no desenvolvimento de inúmeros projetos na Amazônia, a instituição reuniu novos esforços e assumiu outras nuances da conservação socioambiental, como o fortalecimento da organização social para a realização do manejo florestal comunitário e a governança florestal para estabelecer efetivamente as cadeias de valores dos produtos florestais de maneira a fortalecer a conservação ambiental. O histórico de parceria entre IFT e povos da floresta permeia a fundação do Instituto, que alcançou, em 2012, com a implementação do Programa Florestas Comunitárias, importante relevância na agenda institucional.