A STIHL Brasil foi reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar da Indústria em 2020, durante cerimônia online realizada no dia 9 de fevereiro. Esta é a primeira edição do ranking nacional deste segmento e foi promovido pelo instituto Great Place to Work (GPTW), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Concorreram ao mérito 244 empresas, dentre as quais 80 foram condecoradas, sendo 40 de médio porte e 40 de grande porte, como é o caso da STIHL. Esta conquista soma-se às anteriores da organização, que já figura entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil e no Rio Grande do Sul em 2020.
“A conquista consolida ainda mais o trabalho realizado que já nos impulsionou para a lista nacional das melhores empresas. Nos últimos meses, em meio a todos os desafios impostos no cenário econômico, ampliamos o nosso quadro de colaboradores em 21%, com mais de 500 contratações. Este movimento acontece com o reconhecimento de que as pessoas são a parte mais importante do negócio. E a valorização do capital humano se dá por meio do respeito, mediante investimentos para disponibilizar bem-estar e qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho como nos demais âmbitos. Esta atuação é o reflexo da cultura organizacional da STIHL”, afirma o gerente de Recursos Humanos da STIHL, Diego Pereira.
Neste sentido, o bem-estar e o desenvolvimento dos mais de 3 mil colaboradores são eixos centrais no trabalho de gestão de pessoas na unidade brasileira da marca, com programas e benefícios em áreas relevantes como saúde, educação, lazer, mobilidade e previdência. A exemplo disso, a STIHL construiu um sólido programa de educação formal, priorizando a capacitação dos seus funcionários. As principais vantagens deste programa são o subsídio no valor para mestrado, pós-graduação, graduação e o ensino técnico em 50%; o Job Rotation, que oferece troca de experiências aos colaboradores por meio de intercâmbio dos profissionais entre as unidades da STIHL no mundo; e a Formação Técnica de 03 anos em Mecatrônica, programa desenvolvido em parceria com a AHK e o SENAI para colaboradores da empresa.
Pensando na retenção de talentos, a STIHL prioriza as promoções internas e ações de aprimoramento profissional de jovens colaboradores. O Programa de Estágio Desenvolver valoriza o potencial e investe em estudantes de nível técnico e superior que procuram estágio em produção, engenharia ou áreas administrativas e de apoio. Nos últimos seis anos, o Desenvolver recebeu mais de 444 estudantes. Dentre eles, 99 passaram a fazer parte do quadro da empresa. Voltado para aprendizes, a STIHL criou, em parceria com o SENAI, o Programa de Formação Complementar, visando prepará-los para o futuro e com foco no aproveitamento interno da empresa.