T-Systems e Mercedes-Benz do Brasil criam aplicativo de monitoramento para motoristas

Foto: Divulgação – T-Systems

Não é de hoje que a Mercedes-Benz do Brasil vem investindo em serviços de alta tecnologia para melhorar a performance de motoristas e, consequentemente, os resultados dos negócios dos frotistas. Prova disso é a telemetria Fleetboard, ferramenta de gestão que produz relatórios completos sobre o consumo de combustível, distância percorrida, dificuldade do trajeto e outras condições relacionadas aos veículos cadastrados. Para agregar ainda mais valor à Fleetboard, a empresa desenvolveu ao lado da T-Systems uma outra solução que também visa monitorar o nível de atuação e aproveitamento do motorista: o aplicativo Liga na Estrada.

O Liga na Estrada surgiu de uma demanda do mercado, cujo principal objetivo é diminuir o consumo de combustível, prolongar a vida útil dos componentes e evitar acidentes dos caminhões. Para isso, é necessário primeiro ter consciência da quantidade consumida, razão pela qual o aplicativo possui um recurso de monitoramento capaz de gerar este dado com exatidão ao mesmo tempo que avalia o comportamento dos motoristas em atividade.

Em suma, o Liga na Estrada unifica as informações obtidas e as envia diretamente para o motorista por meio do próprio aplicativo, garantindo que ele tenha conhecimento sobre sua performance e os pontos que podem ser melhorados.

Além de atuar com o Fleetboard, o aplicativo foi inserido no programa de intraempreendedorismo da Mercedes-Benz do Brasil, a Incubadora, com o objetivo de incentivar os colaboradores da empresa a pensarem em novas ideias e soluções para otimizar processos internos e aplicá-las em um modelo de startup com uso de metodologia ágil, resolvendo problemas existentes e identificando oportunidades por meio da inovação.

Segundo Isis Fioretti, Account Manager da T-Systems para a Mercedes-Benz do Brasil, a metodologia ágil defende um tipo de abordagem que não se resume em criar uma determinada solução para resolver problemas específicos, mas que em primeiro lugar ouve a dor do usuário final para entender o que de fato entrega valor. Para Isis, o foco está na dor. “Trabalhar no desenvolvimento de um app que tem muito valor agregado com a metodologia ágil trouxe para a T-Systems um crescimento e trocas muito valiosas com a Mercedes-Benz”, afirmou. 

Tanto o aplicativo Liga na Estrada quanto o programa Incubadora reforçam o comprometimento da Mercedes-Benz com a tecnologia e a digitalização para facilitar o dia a dia do motorista e garantir ainda mais qualidade ao serviço prestado pela frota.

Próximos passos

Atualmente, há cerca de 215 motoristas utilizando o aplicativo e a ideia é que este número cresça em breve. As equipes da Mercedes-Benz e T-Systems já estudam uma segunda etapa na qual farão uma divulgação mais intensa do aplicativo para incentivar outros motoristas e gestores a utilizarem a plataforma, que certamente estará ainda mais completa e amigável com o processo de melhoria contínua. O aplicativo foi tão bem aceito pelo público que os gerentes pediram acesso não somente à avaliação geral de seus motoristas, mas também à sua performance individual.

Além de apresentar um sistema com funções importantes para o cliente, o aplicativo também garante a proteção de dados (Vehicle Cyber Security), que ocorre por meio da abordagem de Data Protection e é completamente adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegendo as informações da forma correta para evitar qualquer tipo de equívoco.