thyssenkrupp Nucera passa a fornecer eletrolisadores para as instalações de hidrogênio da Air Products

Foto: Divulgação thyssenkrupp

A Air Products concedeu à thyssenkrupp Nucera o fornecimento da tecnologia de eletrólise de água alcalina para uma instalação de 10 toneladas métricas por dia para produzir hidrogênio líquido verde em Casa Grande, Arizona. Sob este contrato, a thyssenkrupp Nucera fornecerá dois de seus módulos padrão de eletrólise de água alcalina em grande escala. As atividades do projeto foram iniciadas e a instalação deverá estar em operação em 2023. O hidrogênio gasoso será convertido em hidrogênio líquido usando a tecnologia proprietária da Air Products. O local de produção também incluirá um terminal para a Air Products distribuir o produto para o mercado de mobilidade na Califórnia e outros locais nos EUA.

Denis Krude, CEO da thyssenkrupp Nucera, destaca a importância deste projeto: “Este é o segundo projeto em conjunto com o nosso parceiro estratégico Air Products assinado nos últimos meses, e mostra que a implementação rápida de uma cooperação setorial necessita de parcerias sustentáveis a longo prazo e de um novo entendimento de como co-desenvolver em conjunto cases e projetos empresariais. A combinação de nossa engenharia e tecnologia de ponta com a velocidade da Air Products, o investimento estratégico e o modelo de construção e operação serão o diferencial neste novo mercado de hidrogênio – que criamos agora.”

Construir uma organização global para impulsionar o mercado de hidrogênio dos EUA

Os Estados Unidos desempenham um papel crucial na estratégia de negócios de hidrogênio da thyssenkrupp Nucera. Com um escritório em Houston, Texas, a companhia constrói sua organização empresarial baseada em uma rede de operação global próxima aos clientes. Construir parcerias de longo prazo, como a Air Products, para realizar projetos de hidrogênio em conjunto, mostra o esforço da thyssenkrupp Nucera por um modelo de negócios integrado para criar cases de negócios sustentáveis.

“Os Estados Unidos serão um importante precursor para mostrar a ligação direta entre a produção de hidrogênio verde e os centros de demanda, criando um forte mercado doméstico de hidrogênio autossustentável. O Arizona oferece as condições perfeitas para energia renovável de baixo preço, enquanto a Califórnia estabeleceu os regulamentos certos para descarbonizar massivamente seu setor de transporte”, diz o Dr. Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde da thyssenkrupp Nucera. O transporte pesado é um case de negócios viável e econômico para a aplicação de hidrogênio verde hoje, isso se os preços da energia renovável forem baixos.”

Por meio de várias regulamentações, a Califórnia tomou medidas para descarbonizar agressivamente seu setor de transporte, o maior setor de emissões de sua economia, por meio da conversão para veículos com emissão zero. O estado também estabeleceu uma meta de que todos os caminhões de transporte sejam zero emissões até 2035 e veículos pesados convertam-se em veículos com zero emissões até 2045. O hidrogênio é uma parte essencial da descarbonização do setor de transporte. As células de combustível de hidrogênio estão ganhando força como a tecnologia de escolha em comparação com as baterias em aplicações pesadas devido a tempos de reabastecimento mais rápidos, maior alcance e cargas úteis maiores, além de apresentar melhor desempenho em condições climáticas extremas. O hidrogênio como combustível de transporte reflete mais de perto a experiência tradicional de abastecimento de transporte.