TÜV Rheinland recebe autorização para conduzir auditorias virtuais Sedex

Foto: Divulgação / TÜV Rheinland.

Modelo é um dos formatos de auditoria ética mais usados no mundo

A TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, recebeu aprovação da Sedex para conduzir auditorias sociais com base na Avaliação Virtual Sedex. Essas avaliações podem ser usadas internacionalmente e são aplicáveis a empresas em uma ampla gama de setores.

A Sedex é um grupo que une empresas ao redor do mundo com o objetivo de trazer mais transparência à cadeia de fornecimento. A organização desenvolveu uma metodologia de auditoria que ajuda as empresas a identificar oportunidades de melhoria na cadeia de fornecimento e, consequentemente, diminuir o número de auditorias de fornecedores, criando um banco de dados que pode ser compartilhado com várias empresas.

Auditorias virtuais

A Avaliação Virtual Sedex é baseada na metodologia SMETA, e abrange todos os aspectos da prática comercial responsável, cobrindo quatro pilares principais: Trabalho, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Ética nos Negócios. No entanto, em tempos de coronavírus, a visita física pode ser difícil de ser realizada. Neste caso, a avaliação virtual oferece a possibilidade de verificar aspectos sociais e éticos nas sedes das empresas e fornecedores por meio de auditorias remotas.

“A TÜV Rheinland é uma das poucas empresas a serem aprovadas para conduzir Avaliações Virtuais Sedex. Especialmente sob as atuais condições, as auditorias remotas fornecem a continuidade necessária para manter e otimizar os princípios sociais e éticos nas empresas e seus fornecedores”, explica Frank Dorssers, Vice-Presidente de Sistemas de Gestão da TÜV Rheinland.

A aplicação da auditoria SMETA não é nova na TÜV Rheinland. Em 2019, a empresa realizou mais de 1.200 auditorias presenciais, baseadas em SMETA, em todo o mundo.

Tecnologia para viabilizar auditoria remota

A auditoria remota pode ser realizada por meio de tecnologias de vídeo. O procedimento é executado em várias fases. Primeiro, a TÜV Rheinland verifica se aquela empresa pode passar por uma auditoria remota. Essa verificação é baseada em vários critérios definidos pela Sedex.

A auditoria é planejada somente se os critérios para a sua realização forem atendidos. Em seguida, os auditores da TÜV Rheinland fazem um tour virtual pela empresa usando a tecnologia de vídeo e examinam o local, sistema de gestão e a documentação correspondente. Após a conclusão da Avaliação Virtual Sedex, os fornecedores recebem um relatório que é carregado na plataforma Sedex, e fica visível para todas as empresas associadas.