Voith assume compromisso de aumentar taxa de reciclagem para 90% até 2030

Foto: Divulgação Voith

Como uma das principais fornecedoras de tecnologia do setor papeleiro, há um ano que a Voith participa da aliança 4evergreen. Criada pela Confederação Europeia da Indústria do Papel (CEPI), a iniciativa estabeleceu o compromisso de aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de papel para 90% até 2030, entre outras metas. A otimização da reciclagem de fibras e o fortalecimento da economia circular são premissas fundamentais para aumentar a sustentabilidade do setor papeleiro. Entre outros benefícios, a reciclagem de fibras fixa CO2, conserva recursos e economiza custos. No entanto, para aumentar ainda mais as taxas de reciclagem, o setor papeleiro precisar desenvolver inovações. Foi isso que motivou a Voith a participar do grupo de trabalho de “Inovação” da aliança 4evergreen. Nesse grupo, os especialistas da empresa oferecem a experiência adquirida no Fiber Technology Center (FTC) da Voith para aprimorar o processo de reciclagem. Ao otimizar os agregados, processos e configurações, o setor quer garantir a reciclagem até dos materiais mais difíceis de reciclar, maximizando assim o aproveitamento das fibras.

“A sustentabilidade é um dos pilares da Voith. É por isso que incluímos a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% no nosso programa de sustentabilidade ‘Papermaking for Life’”, diz Bernd Güldenberg, Vice-Presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Voith Paper. “Temos o prazer de oferecer o nosso conhecimento de décadas no setor papeleiro para a aliança 4evergreen. Com isso, ajudamos a expandir a gama de aplicações das embalagens de papel, além de continuar aumentando a sua taxa de reciclagem. Junto com outros membros da aliança, estamos trabalhando para desenvolver papéis-embalagem sustentáveis e recicláveis.”

Em uma primeira etapa desse trabalho, o laboratório da Voith está analisando mais de 10 variantes de papéis-barreira escolhidos pelos membros da 4evergreen. A análise ainda está em andamento. Concluída essa etapa, a Voith desenvolverá e testará conceitos para otimizar ainda mais os sistemas de preparação do papel recuperado usados pelos membros da 4evergreen. Güldenberg acrescenta: “Os novos papéis precisarão oferecer todas as funções desejadas, como a proteção de alimentos. Além disso, as novas tecnologias desenvolvidas deverão garantir que os papéis sejam totalmente recicláveis, oferecendo a possibilidade de reciclagem e reutilização não só das fibras, mas também dos materiais residuais e do revestimento.”