ZF destaca tecnologias específicas para basculantes

Foto: Divulgação / WABCO.

A Divisão de Sistemas de Controle de Veículos da ZF destaca soluções de segurança para controle de carga em basculantes, que aumentam a eficiência operacional de empresas que atuam com veículos com este tipo de carroceria. A partir da instalação do T-EBS (Trailer – Electronic Braking System), sistema de freio eletrônico que possibilita mais inteligência ao veículo, o basculante pode receber tecnologias entre as mais de quarenta funções que integram o premiado Programa Semirreboque Inteligente (Intelligent Trailer Program – ITP), da WABCO, líder global em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais.

Fabricantes de implementos rodoviários e frotistas no Brasil têm mostrado interesse, principalmente, por funções que se tornaram obrigatórias recentemente e que contribuem para aumentar a segurança e a eficiência operacional. Uma delas evita a descarga em condição crítica, monitorando a inclinação. Trata-se da TiltAlert, função de grande utilidade em veículos basculantes para auxiliar na descarga, que indica a inclinação do veículo, informando o motorista sobre o ângulo crítico para a operação e a condição de risco de acidente.

Outra função, a SafeStart, assegura que o veículo não trafegue com a caixa de carga elevada; o sistema freia automaticamente o semirreboque quando detecta que o compartimento basculante está levantado, evitando o risco de perder a carga ou de acidente ao passar sob uma ponte.

O T-EBS WABCO monitora e exerce controle sobre vários sistemas do rebocado, além do sistema eletrônico de frenagem, que garante uma atuação mais rápida e efetiva do sistema de freio, conta com as funções para ajuste de pressão do sistema de freio de acordo com a carga e também gravação de dados operacionais do veículo. Portanto, o T-EBS monitora a carga sobre o veículo e essa informação pode ser disponibilizada para o motorista, ajudando a evitar multas indesejadas. O sistema também conta com as funções ABS (Anti Lock Braking System) e RSS (Rollover Stability Support), que auxiliam no controle de estabilidade do veículo, evitam o travamento das rodas em frenagem de emergência e atuam na prevenção de tombamento.

As soluções WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. O portfólio WABCO tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de veículos comerciais e conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.