Brasil e Alemanha assinam acordo agrícola


O ministro brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e o comissário da União Europeia responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, assinaram um protocolo de intenções para estabelecer um diálogo sobre agricultura e desenvolvimento rural entre o Brasil e o bloco europeu, nesta quinta-feira (21), durante a Rio+20.


O objetivo do documento é promover o entendimento e a cooperação técnica bilateral no campo agropecuário, além de estabelecer canais de comunicação para fortalecer o intercâmbio de informações e facilitar a resolução de problemas.


De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cooperação ainda prevê compartilhar pesquisas em produção agrícola, pecuária e florestal, o que, no caso do Brasil, reforça a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no cenário internacional do desenvolvimento tecnológico na área agrícola. “É um trabalho conjunto no combate à fome e à miséria. Colocamos a Embrapa, uma referência em pesquisa neste segmento, à disposição para auxiliar no aumento de produção e preservar o meio ambiente”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.


Segundo o memorando, representantes do Mapa e da direção geral para Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia poderão estabelecer grupos de trabalho em temas específicos, exceto nos relacionados às questões sanitárias e fitossanitárias, bem-estar animal e posse da terra.


Dacian Ciolos afirmou que é de interesse da União Europeia investir na parceria com o Brasil. Ele reforçou a necessidade de aprofundar as relações e que estão abertos a negociações. Este é o segundo encontro entre o comissário e o ministro, que haviam se reunido em janeiro deste ano, em Berlim.


A Alemanha assinou um acordo semelhante com a China no dia 11 desse mês.

Fishhawk
Fishhawk