BASF lança produto contra a malária

A BASF apresentará nesta terça (6) e quarta-feira (7), durante o II Encontro de Troca de Experiências em Saúde Pública, em Manaus, um produto para o controle da malária, desenvolvido pela área de Saúde Ambiental da companhia.


O Inteceptor é um mosquiteiro que utiliza uma tela de poliéster, na qual é aplicado o inseticida Fendona, que mata o mosquito transmissor da malária (gênero Anopheles).


Inovação


Os projetos focados no uso do Inteceptor foram conduzidos a partir de 2008 em diferentes espécies do mosquito e em áreas geográficas distintas, com o suporte do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e da Fundação de Vigilância em Saúde da Amazônia.


Neste ano, os ensaios foram ampliados também para uso no controle do percevejo transmissor da doença de Chagas, em parceria com o Instituto René Rachou da FioCruz, de Belo Horizonte (MG).


Em ambos os casos, houve redução no número de ocorrências da doença. “Para se ter uma idéia do que os resultados representaram, vale mencionar que áreas inicialmente consideradas de alta transmissão de malária tornaram-se áreas de baixa ou nenhuma transmissão da doença poucos meses após a introdução do uso de Interceptor”, revela Antonio Henrique Ramos, gerente de Desenvolvimento Técnico da BASF da área de saúde ambiental.


Estudos de campo com o uso desse tipo de telas ainda não tinham sido realizados no Brasil. O produto também está sendo testado para o controle do mosquito da dengue em áreas urbanas.


Serviço


II Encontro de Trocas de Experiências em Saúde Pública, organizado pela BASF com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde da Amazônia (FVS/AM)


Data: 6 e 7 de abril, terça e quarta-feira


Local: Hotel Adrianópolis Apart Service, Manaus (AM), Rua Salvador, 195 – Adrianopolis


Horário: das 18h às 22h (06/04) e das 8h às 18h (07/04)

SXC
SXC