A Bosch prevê crescimento moderado da economia para 2013 e, com isso, estima que suas vendas na América Latina cresçam cerca de 3% no período. Em 2012, o faturamento do Grupo Bosch na região teve queda de 6,7%, registrando R$ 5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.
“O cenário econômico fez de 2012 um dos anos mais desafiadores para a Bosch no Brasil, principalmente para as divisões do setor automotivo, em especial no segmento de veículos comerciais e exportações”, avalia Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina. “Em contrapartida, o desenvolvimento dos negócios nos demais países da América Latina mostrou-se consistente, com destaque aos negócios dos setores de bens de consumo e construção e tecnologia industrial”, conclui o executivo.
As operações do Grupo no Brasil foram responsáveis por 82% do volume de vendas no ano passado, atingindo R$ 4,1 bilhões, sendo 23% gerados a partir das exportações.
Os mercados da América Latina, Estados Unidos e Europa continuaram a ser um dos principais destinos dos produtos e serviços da Bosch na região.
Presença na América Latina
Na América Latina, o Grupo Bosch emprega cerca de 10.700 profissionais, sendo 9.700 deles no Brasil. Além do País, a empresa está presente com unidades próprias na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá (centro de competência para a América Central e Caribe), Peru e Venezuela, além de contar com representações comerciais em outros países da região, como a Bolívia e Costa Rica.
Nos últimos sete anos, a companhia investiu mais de R$ 550 milhões em ativos fixos em suas operações na América Latina. Para 2013, a empresa planeja investir na região cerca de R$ 35 milhões na instalação de novas linhas de produtos com foco na expansão da capacidade produtiva atual, que também inclui a nacionalização de alguns produtos.
Entre os investimentos programados para este ano, está o início da produção do Unit Injector para sistemas diesel, planejado para 2014. Os preparativos para a chegada dessa nova linha de produção começam nos próximos meses na unidade da Bosch em Curitiba (PR).
Em 2012, o Grupo investiu € 4,8 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento, sendo que 45% deste volume foi direcionado para o desenvolvimento de tecnologias que ajudam a proteger o meio ambiente e 20% para produtos com foco em segurança e saúde. Em suas operações na Brasil, a empresa manterá o patamar de investimento em P&D em torno de 3,5% do faturamento no País.
“É por meio dessa política constante de investimentos que conseguimos apoiar nossos clientes desenvolvendo novas soluções que geram valor. O pioneirismo da tecnologia flex fuel é um dos melhores exemplos disso”, explica Botelho. Em 2013, a Bosch celebra os dez anos do lançamento comercial da tecnologia flex fluel e a marca de 20 milhões de veículos flex produzidos no Brasil.