A multinacional alemã Hörmann, fornecedora de portas residenciais e industriais, anunciou a instalação de uma fábrica no Brasil em 2014. “Além de atender o mercado nacional, a ideia é que a produção local seja a porta de entrada para iniciarmos a exportação dos nossos produtos aos demais países da América do Sul”, afirma Flávio Pinto, diretor da Hörmann Brasil.
A companhia alcançou faturamento global de € 1,2 bilhão (cerca de R$ 3,5 bilhões) em 2012, e a subsidiária nacional teve receita de R$ 20 milhões no mesmo período. O executivo afirma que a expectativa é de que a empresa registre um crescimento de 50% no País neste ano. “Esse aumento expressivo se deve principalmente à concretização de contratos com o estádio do Maracanã e com a Arena Corinthians. Esperamos chegar a R$ 100 milhões de receita bruta até 2018, já que esperamos produzir a partir desse ano cinco mil portas industriais e 50 mil comerciais”, esclarece.
Além dos estádios de futebol, a Hörmann Brasil tem como clientes construtoras, incorporadoras e indústrias, e também empreendimentos especiais, como edificações de obras públicas. Com o sinal verde da matriz para a instalação da fábrica, a companhia prevê atingir os consumidores finais nos próximos dois anos. “Para isso vamos negociar com diversas redes de revendedores”, garante Flávio Pinto.
Mercado brasileiro de portas
Estimativas do mercado nacional apontam que são comercializadas anualmente 15 mil portas industriais e 800 mil para residências e escritórios, gerando um faturamento total de R$ 2,5 bilhões. O diretor da Hörmann Brasil afirma que 80% desse volume são produtos obsoletos e onerosos quanto à manutenção, sem falar no risco de acidentes. “Em via de regra, a maioria das portas é produzida de forma artesanal, o que, no mínimo, coloca em xeque a qualidade. Assim como já acontece na Europa, EUA e China, a Hörmann tem a intenção de elevar o nível de produtos do País, oferecendo portas com padrões técnicos e de segurança de acordo com as normas internacionais mais cuidadosas”, explica.
Ainda segundo o executivo, o diferencial da empresa em relação à concorrência é a criação das próprias soluções. “Em geral, as fabricantes de portas usam diferentes fornecedores para montar seus produtos. Quem desenvolve e fabrica todos os componentes em uma escala industrial, como nós, atinge uma qualidade difícil de ser batida. Além disso, o nosso grande leque de produtos oferece facilidades aos construtores, que sentem conforto e segurança ao adquirir todas as portas de um único fornecedor”, conclui.
Sobre a Hörmann
A Hörmann iniciou sua trajetória em 1935, fabricando portas de garagem em Steinhagen, Alemanha. Atualmente, a companhia possui 24 parques industriais ao redor do mundo, capazes de produzir e distribuir para suas 80 filiais em todos os continentes, compostas por 6.000 colaboradores.