A Kärcher se prepara para estrear no segmento de lava-rápido no Brasil ainda nesse semestre. A empresa alemã, que hoje se destaca como a maior fabricante de sistemas de limpeza, já é líder global com 25% de participação no setor e trará para o mercado brasileiro uma linha completa com lavadores de carros de passeio e comerciais, como vans, ônibus e até caminhões.
O mercado é “promissor”, avalia a companhia. “Em média, o gasto com uma lavagem simples no Brasil é de R$ 20,00. Algumas pessoas chegam a gastar muito mais do que isso, limpando os seus veículos de duas a três vezes por semana”, afirma Fábio Prado, executivo de vendas da Kärcher.
A empresa negocia agora com redes de postos de gasolina e shopping centers a comercialização do produto. Os investimentos e a data de início das operações ainda não foram divulgados. “A chegada desse produto ao Brasil faz parte da nossa estratégia de aumentarmos o nosso faturamento em 75% nesse ano e sermos referência em todos os nichos de limpeza”, reforça o executivo.
Produtos
A linha de lavadores de veículos da Kärcher permite a customização das aplicações, como definir um ou dois tipos de detergentes e até a utilização de cera no processo. O tempo de uma lavagem simples é de sete minutos, enquanto a média do mercado é de 15 minutos. “Com isso, além de gerarmos valor agregado ao serviço, otimizamos o tempo do processo, o que significa maior rentabilidade ao empresariado ”, afirma Prado.
Ele destaca ainda que a Kärcher possui mini-estações de tratamento de água que podem ser combinadas aos lavadores. “Em média, a limpeza simples de um carro gasta 800 litros. Com o lavador e a estação, o proprietário do lava-rápido tem uma economia relevante no consumo de recursos hídricos”, completa.