O novo Centro de Treinamento da Krones do Brasil completa, neste mês de março, um ano da sua inauguração. O espaço de quase 2 mil metros quadrados, que conta com uma linha produtiva em circuito fechado, é destinado a programas internos de capacitação de técnicos que trabalham na área de Serviços da Krones e à promoção de cursos destinados aos clientes da empresa.
O CT possui dois grandes laboratórios (um para cursos da área de automação e outro voltado à tecnologia de enchimento, que conta com dois simuladores de envase fabricados na Alemanha), uma sala de aula destinada a grupos menores e temas variados, espaço com quatro estações de sopro (para explorar a parte mecânica de uma sopradora), salas de reunião, auditório para 80 pessoas e área social de convivência.
Com um Centro de Treinamento mais amplo, estruturado e moderno, já foi possível perceber a evolução do atendimento após um ano de plena operação. Em 2014, quando o novo espaço ainda estava sendo construído e a área para capacitação era bem menor, houve 30 dias de treinamento para técnicos da Krones. Em 2015, com o novo CT, este número passou para 182 dias. E em 2016, em apenas dois meses, já foram 173 dias de treinamento realizados, para grupos variados em diferentes tecnologias, sendo que a meta é alcançar 400 dias até o final do ano.
“Para tornar isso possível, incrementamos naturalmente o número de instrutores locais certificados pela matriz da Krones na Alemanha. Em 2014, tínhamos 4 instrutores certificados. Em 2015, já eram 8 e, em 2016, pretendemos chegar a 10 instrutores para atender à região da América do Sul e outras regiões, se necessário”, afirma Marcelo Renzo, coordenador do LCS South America BR Service Training.
Marcelo Renzo lembra que o novo CT também fortaleceu o Programa de Trainees promovido pela Krones do Brasil, que visa à formação de consultores técnicos para a empresa. “A turma de 2013 já saiu da condição de trainee e, no momento, está em plena atividade em campo. Os 4 participantes da turma de 2014 foram a campo para o aprendizado prático em fevereiro de 2015, e os 5 participantes da turma de 2015 iniciaram sua fase em campo em julho de 2015. Para 2016, temos planos para uma nova turma”, revelou.
Do ponto de vista do treinamento para clientes, ao longo do último ano, com o novo CT, a Krones do Brasil pôde recepcionar os clientes com uma melhor estrutura, tanto para apoio didático como para oferecer mais conforto para as pessoas, segundo avaliação de Ederson de Campos, responsável pela Academia da Krones no Brasil (Krones Academy), a área de treinamentos para clientes.
“Com laboratórios dedicados, simuladores de máquinas e recursos audiovisuais, a transferência de tecnologia ficou mais fácil. Os clientes podem esclarecer dúvidas e simular situações que ocorreram durante o comissionamento do equipamento para resolver eventuais problemas”, explica Ederson de Campos. “A grande vantagem comentada pelos clientes que participaram dos treinamentos é que agora eles podem se dedicar a aprender com o equipamento funcionando, sem ter a pressão de parada da máquina pela produção, o que numa situação real do dia a dia não seria possível”.
O novo CT permitiu à Academia da Krones no Brasil oferecer, cada vez mais, programas de treinamento sob demanda, de acordo com a necessidade de cada cliente.