Liebherr completa 40 anos no Brasil


No dia 30 de maio, o Grupo Liebherr, líder mundial de fabricação de equipamentos de construção e mineração, completou 40 anos no Brasil. Como comemoração foi organizado um evento com a presença de 300 pessoas entre clientes, parceiros de negócio, autoridades e imprensa.


O Diretor Superintendente da empresa, Richard Klemens Stroebele, aproveitou a ocasião para fazer uma retrospectiva da trajetória do grupo no Brasil. No mundo o grupo familiar tem hoje mais de 130 empresas, sendo 40 delas de produção, em 17 países e mais de 39 mil colaboradores ao redor do globo. No Brasil são quase 1.400 funcionários.


Segundo Stroebele, o Brasil é uma das poucas unidades industriais do Grupo que assume não só a responsabilidade pelas vendas e prestação de serviços das divisões de construção e de equipamentos de mineração, como também de quase todas as divisões de negócios do Grupo no mercado brasileiro. Mais do que isso, assumiu para si as tarefas relacionadas também a engenharia e fabricação de diversas linhas de produtos de diferentes divisões da Liebherr”.


Atualmente a empresa conta com uma fábrica em Guaratinguetá com uma área total de produção superior a 200.000 m2. Quando a unidade foi instalada em 1974 a área era de 25.000 m2. O executivo informa ainda que a rede nacional de serviços pós-vendas da empresa tem um total de 18 escritórios em todas as cinco regiões do Brasil.


No Brasil a empresa, além da fábrica em Guaratinguetá, possui equipes de pós-vendas em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Contagem, Vitória, Macaé, Alto Horizonte, Goiânia, Cuiabá, Corumbá, Recife, Salvador, Carajás, Altamira, Porto Velho, Porto Alegre e Curitiba.


Stroebele destaca que nos últimos 10 anos, a receita de vendas aumentou mais de oito vezes – passando de R$ 63 milhões em 2003 para quase R$ 450 milhões em 2013. Em média, o crescimento em termos de volume de negócios durante este período, foi de aproximadamente 25% ao ano. A previsão para 2014 é em torno de R$ 550 milhões, ou seja, um crescimento de 22%, considerando-se o faturamento de vários guindastes offshore.


Ele enfatiza o compromisso do grupo com a qualificação de seus colaboradores. Entre as iniciativas destacam-se o ‘Curso de Solda’, profissionalizante, que já acontece há mais de 10 anos e já treinou mais de 181 participantes em 13 turmas. Outra ação de grande valor é o Projeto Jovem Talento Liebherr, criado em 2008 em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com o objetivo de montar um serviço qualificado de pós-vendas. Durante esse período, 99 alunos receberam mais de mil horas de aulas práticas e teóricas.


O executivo aponta ainda o Programa Jovem Aprendiz, do SENAI, em que a Liebherr já apoiou mais de 360 participantes. Em todas essas iniciativas uma grande parte dos beneficiados é contratado pelas empresas do grupo.


Stroebele finalizou destacando que a Liebherr acredita na necessidade de um engajamento total no mercado nacional e que o grupo sempre acreditou no potencial do mercado brasileiro, muito antes da fase de crescimento intensa vivida nos últimos anos. “Podemos esperar para a Liebherr Brasil nada menos do que uma excelente perspectiva para o futuro”, concluiu.

Divulgação Liebherr
Divulgação Liebherr