A partir do primeiro semestre de 2011, a MAN América Latina comercializará seu primeiro caminhão fabricado no Brasil – o modelo extrapesado MAN TGX.
Responsável pela linha de Ônibus e Caminhões da Volkswagen, a empresa se mantém na liderança de vendas e caminhões no país há quase oito anos. Fabricado na unidade de Resende (RJ), um dos destaques do lançamento do primeiro caminhão MAN no País é a cabine, idêntica à que é hoje oferecida na Europa, com cantos arredondados, degraus embutidos e design moderno.
Segundo Roberto Cortes, diretor da MAN América Latina, o modelo é também um veículo ecológico. “O primeiro caminhão MAN a rodar pelas estradas brasileiras terá motor da mesma marca e será o primeiro no Brasil a atender as normas de emissões Euro IV. A MAN Latin America será a primeira empresa instalada no País a oferecer a clientes do segmento de extrapesados (…) junto com a tecnologia que mais respeita o meio ambiente”, afirmou.
Uma dessas tecnologias é a Dual Fuel, que permite que os ônibus e caminhões da marca sejam abastecidos tanto com biodiesel quanto com óleo diesel tradicional.
No MAN TGX essa tecnologia contribui para a redução em até 90% das emissões de CO² e para a diminuição das emissões de material particulado.
A produção brasileira de veículos da MAN faz parte de uma estratégia adotada pela empresa. Inicialmente montados com peças importadas da Alemanha, a tendência é que a produção de caminhões seja gradativamente nacionalizada e comercializada no País a partir do ano que vem.