A espuma de melamina de células abertas da BASF, Basotect®, tem sido alternativa interessante para substituir materiais no estofamento dos bancos de trens de leste a oeste nos Estados Unidos, resultando num assento 90% mais leve do que as almofadas para bancos feitas de espuma tradicional, e mais confortável para os passageiros. Além do peso, a espuma também ajuda a enfrentar outro grande desafio da indústria de fabricação de trens: a segurança contra o fogo.
O novo assento já está em uso no rápido sistema de transporte público que serve a área da Baía de São Francisco e no sistema ferroviário de passageiros que serve Long Island, em Nova York.
Desempenho e eficiência energética
Com densidade reduzida, a espuma Basotect® ajuda a diminuir o peso total dos assentos, resultando numa significativa redução de peso dos vagões e, consequentemente, melhorando o desempenho a eficiência energética dos trens.
“O baixo peso é uma grande preocupação no setor ferroviário. Quando reduzimos a massa dos vagões por meio dos assentos, ajudamos as autoridades de trânsito a oferecerem um transporte público mais eficiente em termos de combustível, com melhor desempenho geral e maior longevidade”, explica Holli Woodard, gerente de desenvolvimento de mercado da Basotect® na América do Norte.
A espuma também tem excelentes propriedades de proteção contra incêndios. Ela é feita de resina melamínica, com estabilidade térmica, sendo inerentemente resistente ao fogo, sem a necessidade de adicionar outros retardadores de chamas. “A espuma Basotect da BASF oferece muito valor aos nossos clientes, já que permite que eles atendam aos rigorosos requisitos de peso do vagão e, ao mesmo tempo, cumpram com os requisitos de desempenho e segurança contra o fogo”, considera Faizan Nasir, Gerente de Desenvolvimento de Mercado na Rogers Corporation. A alta resistência a chamas e baixa liberação de fumaça e calor ajudam na capacidade da espuma de atender às principais normas que definem os diferentes requisitos regionais para o comportamento de materiais e componentes usados em trens em caso de fogo.
Sua flexibilidade e alta elasticidade contribuem para um encosto de banco mais confortável para os passageiros, proporcionando uma experiência mais agradável. A fabricação do encosto de assento de trem requer a capacidade de cortar contornos específicos e detalhá-los na espuma. Basotect® é ideal nesse sentido, pois tem processamento e recursos de design flexíveis. Uma ampla gama de opções de corte, como o uso de lâminas, serragem e trituramento, permite que a Rogers Corporation produza peças personalizadas.
Foto: Divulgação BASF