O índice de preço ao consumidor alemão aumentou em 0.6% em fevereiro, ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com janeiro, o indicador registrou elevação de 0,4%. De acordo com o levantamento da Agência Federal de Estatísticas da Alemanha – Destatis (Statistisches Bundesamt Deutschland) os valores das mercadorias em geral subiram 0.3% ante o mesmo mês de 2009, mas o incremento em serviços foi significamente maior (+0.8%).
Altos e baixos
Considerando o confronto anual, os preços da energia em geral mantiveram-se quase inalterados em relação a fevereiro de 2009, com acréscimo de apenas 0,1%. Os produtos de óleo mineral, no entanto, subiram 11,1%. O óleo de calefação teve, por exemplo, alta de 13,8% e o do combustível para motor ficou 10,5% mais caro.
O levantamento apontou também que os preços dos alimentos cederam 1,1%, especialmente os dos laticínios e dos vegetais. Já os pescados encareceram o indicador alemão; com alta de 4.4% no período. Registrou-se alta também nos valores do tabaco (+5.4%) e dos jornais e revistas (+3.9%).
A evolução dos preços de bens de consumo duráveis, entretanto, manteve-se favorável do ponto de vista dos consumidores (-0.5%). Houve, por exemplo, uma queda nos valores de computadores pessoais (-14.5%), de notebooks (-12.2%) e de câmeras digitais (-9.2%)