Manutenção ganha força na indústria durante pandemia

Foto: GEMÜ / Divulgação.

Controle adequado permite economizar e dar maior vida útil aos equipamentos

Com a pandemia da covid-19, a manutenção tornou-se um ponto chave para manter as plantas operantes mesmo sem novos investimentos. No momento delicado que atravessamos, as empresas estão muito mais seletivas para investir em novos produtos e projetos, e com isso mantêm o mínimo das operações industriais em funcionamento.

Para que a boa manutenção garanta o aumento da vida útil das máquinas, é importante seguir algumas orientações. Primeiro, saber que a modalidade preventiva é aquela planejada para ocorrer num determinado intervalo de tempo. Já a preditiva, que também pode ser planejada periodicamente, utiliza medições por aparelhos para verificar a condição do equipamento e eventuais necessidades de troca.

“O mercado está se adaptando a uma nova realidade, e hoje, mais do que nunca, as empresas estão percebendo que a manutenção é essencial para a durabilidade e qualidade dos seus produtos. Hoje, com os orçamentos reduzidos, uma indústria com válvulas de qualidade e manutenção em dia pode economizar uma boa parte do orçamento”, explica o Gerente Geral de Vendas da área industrial da GEMÜ Válvulas, Sistemas de Medição e Controle, Mateus Souza.

É importante lembrar que cada perfil industrial requer um tipo de planejamento de atualizações e trocas. O engenheiro da GEMÜ também sinaliza que erros na manutenção industrial podem ser prejudiciais para o ambiente de produção.

“A má manutenção pode gerar falhas ou a própria quebra dos equipamentos. Por isso, a GEMÜ tem como pilar a segurança, tanto para a planta como para o produto final. Sem contar que os impactos de um trabalho mal feito podem se estender para o meio ambiente e colaboradores da empresa”, reforça.

É importante, em todo processo de manutenção, seguir as instruções contidas nos manuais do produto ou falar diretamente com o consultor. Estabelecer uma comunicação assertiva e levar a sério as recomendações dos profissionais da área traz segurança e tranquilidade para o processo produtivo.