Evonik desenvolve projeto conjunto com UFMG na área de suinocultura

Foto: Divulgação / Evonik.

Desenvolvido com exclusividade pela área de Nutrição e Saúde Animal da Evonik e pelo Núcleo de Estudos em Produção de Suínos – NEPSUI, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, o projeto é o primeiro desta linha na América Latina.

Inovadora, e coordenada pelo professor Dr. Bruno A. N. Silva, PhD em nutrição suína e adaptação ambiental, do Instituto de Ciências Agrárias – ICA da UFMG, a parceria visa o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de precisão voltadas para o entendimento da dinâmica das exigências nutricionais de fêmeas suínas reprodutoras de alto potencial genético. Para abastecer os estudos estão sendo utilizadas estações de alimentação computadorizadas e desenvolvimento de modelos matemáticos.

Dividido em duas etapas, o trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do centro de pesquisa com suínos do NEPSUI/UFMG e será conduzido pela equipe de pesquisadores do núcleo. A primeira fase, iniciada recentemente, terá duração de 10 meses, e desenvolverá estudos relacionados à nutrição de precisão no período de gestação das fêmeas. A segunda metade do projeto, que também acontecerá em 10 meses, avaliará a nutrição de precisão na fase da maternidade.

“O projeto terá ambas as etapas experimentais com os animais e as máquinas de nutrição de precisão no núcleo de pesquisas da universidade. Posteriormente, os dados coletados e amostras serão enviados para a Evonik para novas análises”, explica Silva.

Por meio do “University Program”, programa de incentivo à pesquisa universitária, a Evonik tem realizado diversas atividades no âmbito acadêmico, promovendo a interação entre indústrias, universidades e empresas produtoras de proteína animal. “A parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, via o Núcleo de Estudos em Produção de Suínos – NEPSUI, é mais um feliz exemplo dessa iniciativa da empresa em prol do desenvolvimento e do conhecimento”, comemora Maria Melo, responsável pelo Departamento Técnico na área de Nutrição e Saúde Animal da Evonik.

Além dos apoios às pesquisas, a Evonik oferece suporte técnico em projetos de mestrado e doutorado, bem como participações em bancas de avaliações. Contribui ainda com seminários em universidades, levando a estudantes e professores experiências do mercado e buscando o alinhamento das demandas práticas e científicas.