Siemens fecha acordo para implementar projeto de transição energética nos Açores

Foto: sxc.

A Siemens Smart Infrastructure, em parceria com a Fluence, obteve o contrato da provedora de energia portuguesa EDA (Electricidade dos Açores) para a construção de um sistema de armazenamento de energia baseado em bateria na Terceira, a segunda maior ilha em termos de consumo elétrico do arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico. O projeto visa tornar a ilha mais sustentável e sua conclusão está prevista para 2021.

Os Açores possuem nove sistemas autônomos de energia isolados com significativo potencial de energia renovável, principalmente de origem eólica, hídrica e geotérmica. “O sistema de armazenamento de energia que estamos implementando ajudará a Ilha Terceira na transição para um novo mix de energia. A tecnologia possibilitará um aumento na participação de energia renovável, limitando o consumo de combustíveis fósseis e reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Também reforçará a independência energética da ilha, proporcionando mais flexibilidade, capacidade, resiliência e autonomia à sua rede elétrica”, explicou Fernando Silva, Diretor de Infraestrutura Inteligente da Siemens Portugal.

O sistema usa a tecnologia de última geração da Fluence, que combina hardware desenvolvido em fábrica, software avançado e inteligência impulsionada por dados. Com uma capacidade de 15 megawatt (MW), o sistema Gridstack será um dos maiores sistemas autônomos de armazenamento de energia baseado em bateria (em ilha) da Europa. Pré-configurado para lidar com as aplicações de rede mais exigentes, o sistema regulará principalmente a frequência e a tensão da rede elétrica, aumentará a segurança do abastecimento fornecendo reserva girante, absorverá e armazenará o excesso de energia produzida por fontes renováveis e o devolverá à rede durante horários de pico de consumo ou baixa produção.

A implementação deste sistema, associada a uma expansão adicional de até 6 MW de energia renovável ou recursos endógenos, como geotérmicos, possibilitará que a ilha dobre a sua parcela de energias renováveis a médio prazo, passando de uma média entre 20% e 30% para mais de 60%. A substituição de parte do fornecimento de energia a diesel por fontes renováveis resultará em uma redução de 1.150 toneladas no consumo anual de diesel e uma diminuição das emissões de CO2 em mais de 3.500 toneladas por ano. Isso corresponde grosseiramente às emissões de CO2 de cerca de 1.500 carros usados em aproximadamente 20.000 km por ano.

Para aumentar a eficiência do sistema, será utilizado um sofisticado sistema de gerenciamento de microrredes. Ele permite o monitoramento e controle em tempo real de toda a infraestrutura, bem como a previsão do consumo de energia, a produção e o uso de armazenamento por várias horas e até mesmo dias com base em previsões meteorológicas.

“Isso nos permite traçar uma estratégia de operação otimizada alcançando um equilíbrio ideal entre consumo e produção de energia, e aumentar a segurança do fornecimento aos nossos clientes” afirmou Duarte José Botelho da Ponte, Presidente do Conselho de Administração da EDA – Electricidade dos Açores. “Com a tecnologia de armazenamento em combinação com a aplicação de microrrede, pretendemos maximizar a integração das fontes de energia renováveis na Terceira. Ao mesmo tempo, gostaríamos de assegurar uma fonte de alimentação com os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade.”